Comer bem faz parte do treino

Comer bem faz parte do treino

Atualizado: Quinta-feira, 18 Março de 2010 as 12

Independentemente de você ser um atleta profissional ou simplesmente uma pessoa ativa, um bom plano nutricional pode melhorar seu desempenho nos treinos, ao mesmo tempo em que contribui para uma boa saúde e bem-estar. Comer corretamente permite que seu corpo se adapte bem aos treinos, ajudando você a se recuperar melhor dos exercícios e aumentando os níveis de intensidade da atividade física. Uma nutricionista pode auxiliá-lo, desenvolvendo uma dieta personalizada que atenda às suas necessidades em determinado esporte.

Atividade física e seu corpo

Seu corpo se adapta frequentemente à rotina de exercícios. Atividades em longo prazo melhoram seu organismo, incluindo:

saúde cardiovascular (fluxo sanguíneo, pressão e nível de oxigênio no sangue) respiração regulação dos níveis hormonais aumento da resposta imunológica a doenças fortalecimento dos músculos e ossos aprimoramento do metabolismo Lembre-se também que o corpo muda de acordo com o nível de exercício. Seu peso muda, assim como a sua força muscular e a quantidade de gordura no corpo. Tudo isso melhora seu desempenho e o ciclo virtuoso se completa quando você é capaz de aumentar o nível de exercício.

Comer bem melhora os benefícios Seu corpo precisa de carboidratos, proteínas, gorduras (não todas), vitaminas, minerais e líquidos. Tudo isso contribui para um melhor aproveitamento do exercício que você faz. Mesmo que você não seja um competidor profissional, comer da maneira correta significa que você consegue lidar melhor com a fadiga. Isso quer dizer que você consegue levantar mais peso e se recuperar mais rapidamente antes da próxima série, por exemplo. Sem as calorias, nutrientes e líquidos na quantidade certa, seus resultados na academia (ou no treino) podem não ser tão bem-sucedidos como você gostaria.

Uma boa dieta irá ajudar:

para um treino mais longo e intenso diminuindo seu período de fadiga trazendo uma recuperação muscular mais rápida ajudando seu corpo a fazer exercícios intensos melhorando a sua concentração mantendo seu sistema imunológico sempre atento reduzindo a quantidade de possíveis lesões contribuindo para reduzir o risco de dores de estômago e queimação (afinal, seu estômago trabalha mais intensamente quando você se exercita bastante) Ajude seu corpo a ajudar você. Mesmo que você não seja um profissional do esporte  ou um entusiasta da corrida, mas apenas um visitante eventual da academia, tenha em mente que o que você come é importante para melhorar seu desempenho e levá-lo para o próximo nível nos exercícios.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também