Comer brócolis pode evitar crescimento do câncer de mama,diz pesquisa.

Consumir brócolis evita crescimento do câncer de mama

Atualizado: Terça-feira, 4 Junho de 2013 as 2:43

 

Muito está se falando sobre o câncer de mama, doença que mata mais mulheres no mundo, e os possíveis métodos eis que surge. Os melhores métodos para combater a doença, vem sendo descoberta através do consumo de alimentos poderosos, como o brócolis. Um estudo realizado por pesquisadores do Institute of Food Research (IFR), no Reino Unido, indica comer três ou quatro porções de brócolis por semana pode evitar o crescimento do tumor em pacientes recém-diagnosticadas.
 
Segundo pesquisadores, a molécula responsável pelo efeito protetor se chama sulforafano. Ela é produzida pelo organismo após comer o composto glucoraphanin, encontrado no brócolis. Estudos preliminares haviam demonstrado que o sulforafano é capaz de aumentar o número de enzimas protetoras presentes no tecido mamário. 
 
 Consumir brócolis evita crescimento do câncer de mamaSobre o Sulforafano
 
A substância produzida após comer brócolis ainda ajuda a manter os antioxidantes em níveis considerados satisfatórios para combater os efeitos dos radicais livres presentes no meio ambiente, alimentação e outras substâncias cancerígenas no organismo. A pesquisa também sugere que o sulforafano pode impedir o desenvolvimento de células-tronco cancerosas,  resistentes a quimioterapia e radioterapia.
 
Para os cientistas, o sulforafano se liga aos genes que aumentam os níveis de antioxidantes, bloqueando a ação da enzima histona desacetilase (HDAC), responsável por promover o crescimento do câncer.  
 
 
 
 
Com informações de: GNT

veja também