Comer carboidrato ajuda na recuperação da pele queimada

Comer carboidrato ajuda na recuperação da pele queimada

Atualizado: Quinta-feira, 28 Outubro de 2010 as 9:36

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP (Universidade de São Paulo) constatou que a ingestão de carboidratos ajuda na cicatrização de ferimentos por queimaduras, segundo informações da Agência USP.

O estudo, feito com ratos que sofreram queimaduras pelo corpo e que receberam uma ração rica em carboidratos, revelou melhores condições na cartilagem responsável pelo crescimento da mandíbula nos animais.

A ingestão da substância forneceu energia de forma mais rápida para o corpo em comparação à ingestão de proteínas.

Dessa forma, o organismo não precisaria mais retirar proteínas de certas regiões, como a cartilagem da mandíbula, para a reconstrução da pele e de músculos, mantendo a espessura da camada protéica da região.

Com a constatação, os pesquisadores defendem a possibilidade de reformulação da dieta hospitalar de pessoas internadas por causa de queimaduras, informa Bruna Cecília Caixeta de Oliveira, uma das autoras do trabalho.

Ela explica que, quando uma vítima de queimaduras chega ao hospital, a grande preocupação é a regeneração da pele e dos músculos por meio de medicamentos e pomadas, uma vez que a maioria das mortes por queimaduras acontece por infecção generalizada. Uma dieta que ajude na recuperação, portanto, é considerada uma prioridade.

- Nesse caso, seria interessante recomendar uma dieta rica em carboidratos, por mais que a perda de pele e da estrutura muscular seja proteica.

O trabalho foi realizado pela pesquisadora como projeto de iniciação científica, entre julho de 2005 e dezembro de 2006, quando era aluna da graduação da Faculdade de Odontologia da USP.

Em janeiro de 2010, um artigo sobre o tema foi publicado na revista Histology and Hostipathology. Devido a essa pesquisa, a cirurgiã-dentista cursa atualmente o doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais do Departamento de Anatomia do ICB.

veja também