Comer devagar ajuda a emagrecer

Comer devagar ajuda a emagrecer

Atualizado: Quarta-feira, 28 Outubro de 2009 as 12

Desde sempre a gente ouve aquela mesma história: Comer devagar faz bem à saúde! Mas, você leva isso a sério? Se a sua resposta foi "não", é melhor mudar a maneira como você come. Um estudo realizado pela Universidade de Wageningen, na Holanda, mostrou a relação entre o ritmo que se come e a quantidade de calorias consumidas.

De acordo com a pesquisa, comer devagar, colocando menores porções de comida na boca e mastigando por mais tempo, pode reduzir a ingestão de calorias e, conseqüentemente, ajudar na perda de peso. Esse hábito faz com que as pessoas se sintam satisfeitas mais rapidamente.

O Endocrinologista, Mauro Scharf, ressalta que: "O ideal é que se gaste pelo menos 30 minutos em cada refeição, mastigando várias vezes antes de engolir e em pequenas garfadas. Outra dica é não se sentar à mesa com muita fome, pois assim acaba-se comendo tudo em poucos minutos".

Confira quais são as quatro maiores vantagens de comer devagar:

Perda de peso. Como o nosso cérebro demora 20 minutos para processar que está satisfeito, ao mastigar lentamente, você só come o que o seu organismo realmente necessita. Prazer gastronômico. A pressa faz com que você nem consiga sentir o sabor da comida. Melhora a digestão. Quanto mais se trabalha a mastigação, menos trabalho o estômago terá. Diminui o estresse. Comer devagar pode ser um grande exercício de concentração. Postado por: Felipe Pinheiro

veja também