Como aproveitar melhor as vitaminas presentes nos alimentos?

Como aproveitar melhor as vitaminas presentes nos alimentos?

Atualizado: Quarta-feira, 27 Abril de 2011 as 11:07

Além de incluir frutas e vegetais nos cardápio, é importante também saber aproveitar melhor os seus nutrientes para manter a saúde em dia. Pensando nisso, a revista   ANAMARIA   separou quatro dias que podem te ajudar a usufruir melhor do poder das vitaminas presentes nesses alimentos.

1. Preserve a casca

Descascar o mínimo possível é um ótimo truque para garantir os benefícios das frutas e legumes. Isso porque grande parte dos nutrientes está presente nas cascas. Entretanto, antes de consumi-la é importantíssimo   higienizá-las   bem para eliminar os resquícios de agrotóxicos ou impurezas que elas contenham.

2. Cozinhe com pouca água

Durante o preparo, os alimentos costumam perder parte de seus nutrientes. Para que essa perda seja mínima, utilize pouca água e procure aproveitar o líquido restante do cozimento de carnes e hortaliças para preparar sopas. A sua saúde agradece!

3. Consuma o alimento logo

Conservar os alimentos por muito tempo na geladeira pode levar à perda das suas substâncias nutritivas. Por isso, principalmente no caso das hortaliças, que costumam murchar com facilidade, é importante guardá-las o mínimo de tempo possível. A melhor solução é, na verdade, consumi-las no mesmo dia em que foram compradas.

4. Suco de frutas

Você não dispensa um bom suco natural? Então saiba que para melhor aproveitá-lo é importante também prepara-lo pouco tempo antes do consumo. Evite o preparo muito antecipado.  

veja também