Como cuidar da higiene íntima durante a menstruação

Como cuidar da higiene íntima durante a menstruação

Atualizado: Quarta-feira, 26 Outubro de 2011 as 8:13

Durante o período menstrual, cuidar da higiene íntima é ainda mais importante. Isso porque a mulher quer e precisa se sentir limpa e, claro, tem o dever de evitar a proliferação de bactérias e fungos na região.

Além disso, nessa fase, a mulher, que normalmente apresenta pH ácido, sofrerá com a descamação intensa e influência hormonal que provocará alterações na flora microbiológica local. Com isso, o pH passará a se tornar mais alcalino, o que pode deixá-la mais sensível a infecções. Manter a higiene em ordem, porém, é muito simples, pois requer apenas alguns cuidados.

Troque absorventes

O primeiro deles é optar por absorventes descartáveis e ficar atenta à regularidade da troca. No caso dos internos (tampões), os médicos recomendam que a mulher permaneça, no máximo, cinco horas por dia com o mesmo para evitar que as bactérias se multipliquem. “De cinco a oito horas é o prazo máximo de segurança para que um absorvente interno não gere problemas de saúde”, explica o Dr. Rogério Leão, ginecologista e obstetra do Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia (IPGO). O mesmo cuidado serve para os absorventes externos que também devem ser trocados com regularidade.

Higienize a região íntima com mais frequência 

Nesta fase, o hábito da higiene deve ser feito com menor intervalo para aumentar a remoção mecânica dos resíduos e melhorar a ventilação genital com consequente redução da umidade prolongada. Vale lembrar que sangue menstrual, maior produção de secreção sebácea, sudorípara e glandular e uso prolongado de absorventes com película plástica externa são fatores agravantes da irritação vulvar.

Use sabonete íntimo adequado

A mulher também deve ficar atenta à maneira como higieniza a região íntima. Segundo médicos que elaboraram o Guia Prático de Condutas de Higiene Genital Feminina da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), escolher o sabonete ideal ajuda bastante a evitar problemas de saúde. O melhor é optar por aqueles que têm pH mais ácido, ou seja, adequados à flora vaginal. Além disso, sabonetes líquidos íntimos ajudam a eliminar o odor mais forte liberado pelo corpo nessa fase. 

Lenços umedecidos

O uso de lenços umedecidos também é recomendado durante o período menstrual, mas apenas para situações emergenciais. A dica é utilizar conforme sentir necessidade de higienizar ou mesmo refrescar a região íntima, principalmente nos casos em que as mulheres estiverem muito tempo sem banho ou precisarem usar um banheiro fora de casa, como no trabalho, na escola, em viagens etc.

veja também