Como escolher a melhor opção para a limpeza feminina

Como escolher a melhor opção para a limpeza feminina

Atualizado: Sexta-feira, 2 Dezembro de 2011 as 11:13

O uso de roupas apertadas, depilações agressivas ou mesmo no trabalho, quando as mulheres ficam muito tempo sentadas, diminuem e dificultam a ventilação da região íntima, provocando o desequilíbrio da proteção natural da vagina e o surgimento de infecções na área. Assim, a higiene genital é necessária, pois remove resíduos e secreções acumulados que não são limpos apenas com água.

Além de evitar a proliferação de bactérias, os sabonetes íntimos protegem contra odores e coceiras desagradáveis. Diversos produtos que contêm adstringentes em sua fórmula eliminam gorduras, células mortas, urina, fezes e sangramentos menstruais. Mas muitas mulheres ficam em dúvida sobre quais são os produtos adequados. Conheça abaixo, cada um deles, e como podem ser usados de acordo com (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).

Syndets  Também conhecidos por adstringentes sintéticos ou dermatológicos, esses sabonetes têm pH neutro e são feitos, predominantemente, a partir de substâncias sintéticas (não orgânicas) e quase sempre apresentados na forma líquida.

Em barra  Os sabonetes em barra são os mais utilizados, seja pela tradição ou preço, porém, os mais agressivos para a saúde. Apesar de sua popularidade, o uso rotineiro pode trazer consequências indesejadas, como o ressecamento, além de dar origem à infecções porque alteram o pH da pele.

Líquido  Os sabonetes líquidos são os mais indicados, pois preservam o pH e mantêm a proteção natural da mucosa vaginal. Vale lembrar que produtos hipoalergênicos diminuem as chances de eventuais alergias, evitando a remoção excessiva da camada lipídica, responsável pela proteção da pele.

Em gel Sabonetes em gel contêm 95% de água ou álcool e produzem espuma, o que dá a sensação de limpeza e frescor, mas na região íntima podem ser um problema porque podem alterar o pH íntimo da mulher.

Águas e lenços de limpeza São utilizados preferencialmente na remoção de outros produtos e possuem agentes umidificantes, de fragrância agradável. As águas são usadas em peles sensíveis ou secas com o auxílio de um algodão.

veja também