Como proteger a saúde durante enchentes causadas pelas chuvas

Como proteger a saúde durante enchentes causadas pelas chuvas

Atualizado: Quarta-feira, 7 Abril de 2010 as 12

Os alagamentos causados pelas fortes chuvas que atingem a capital carioca deixam muitas pessoas em contato com lama e água suja, sem as menores condições de higiene. Este contato pode ser muito danoso à saúde, pois aumentam as chances de contágio de doenças como leptospirose, dengue, hepatite A e diarreia.

Uma das formas de evitá-las é limpar bem as áreas e objetos atingidos pela água. Segundo a infectologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Cinthya Cavazzana, a limpeza deve incluir também as áreas externas dos imóveis e caixas d´água. No caso das caixas d´água a proporção é de um litro de água sanitária para cada mil litros de água.

- As pessoas devem sempre usar luvas e botas de borracha ao fazer a limpeza. Sacos plásticos também podem ser usados para substituir tais equipamentos. É importante evitar ao máximo o contato com a água suja.

A médica alerta ainda para a necessidade de descartar todos os alimentos e medicamentos que estiveram em contato com a lama ou água da enxurrada e para o consumo de água filtrada ou fervida. Mesmo os alimentos que permaneceram embalados e secos após as enchentes devem ser excluídos.

Algumas das doenças causadas pelo contato com a água da chuva apresentam sintomas parecidos, por isso é indicado que as pessoas fiquem atentas e procurem um médico rapidamente. De acordo com a infectologista, dores pelo corpo e de cabeça, diarreia, vômito, febre e pele amarelada podem ser sintomas de doenças como dengue, leptospirose e hepatite A.

- É comum que algumas pessoas, principalmente crianças e idosos, apresentem quadros de desidratação. Por isso, o consumo de soro caseiro e o acompanhamento médico rápido são fundamentais.

Os sintomas de algumas doenças podem demorar de dois até 30 dias para se manifestarem.

Principais doenças e seus sintomas

Doença

Sintomas Leptospirose

Febre, sensação de mal estar, dor de cabeça, dor muscular intensa, cansaço e calafrios. Dor abdominal, náuseas, vômitos e diarréia.  

Hepatite A

Febre, sensação de mal estar, dor de cabeça, dores nas articulações, dor abdominal, cansaço, febre, falta de apetite, mucosa e pele amarelada, icterícia, urina de cor escura.  

Dengue

Febre, dores nas articulações, manchas vermelhas na pele, febre e vômitos.  

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também