Componente do melão pode ajudar a combater o estresse, aponta estudo

Componente do melão pode ajudar a combater o estresse, aponta estudo

Atualizado: Quinta-feira, 17 Setembro de 2009 as 12

Cientistas franceses podem ter descoberto uma forma natural de combater o estresse – o consumo de melão. Em estudo recentemente publicado no Nutrition Journal, os especialistas destacam que um componente da fruta, chamado superóxido dismutase, tem propriedades antioxidantes benéficas que previnem o dano oxidativo nas células e tecidos.

Os testes, os pesquisadores observaram significativo efeito placebo em 35 voluntários que receberam uma cápsula sem princípios ativos, mas que durou apenas os primeiros sete dias de estudo. Por outro lado, aqueles que receberam pílulas com a enzima reportaram efeitos duráveis e mais fortes na redução dos sintomas de estresse e fadiga. Além disso, a enzima pareceu melhorar a concentração, reduzir a sensação de cansaço e irritabilidade e melhorar problemas de sono.

Os autores destacam, porém, que os resultados não provam ainda que o consumo da fruta, ou mesmo de um suplemento com o componente, possa reduzir o estresse e a fadiga. Assim, pesquisas maiores e de longo prazo são necessárias para confirmação.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também