Computador e televisão influenciam no período de sono

Computador e televisão influenciam no período de sono

Atualizado: Sexta-feira, 5 Junho de 2009 as 12

Jovens que passam muito tempo diante de mídias eletrônicas dormem menos à noite e, como consequência, apresentam maior sonolência durante o dia e consomem mais cafeína para espantar o sono, diz estudo publicado pelo jornal Pediatrics.

Foram estudados adolescentes entre 12 e 18 anos, focando nos hábitos de utilização das mídias (televisão, internet) durante a noite, bem como o consumo de bebidas com cafeína e padrão de sono. Dos 100 analisados, 82% dos adolescentes assiste televisão após as 21hrs e, seguindo o mesmo horário, 55% se conecta à Internet, 44% fala ao telefone, 42% ouve música no MP3, 36% assiste filmes e 24% faz uso de jogos no computador. O estudo também revelou que 80% dos adolescentes analisados dorme uma quantidade de horas abaixo do recomendado para a idade (de 8 a 10 horas).

Essa não é a primeira pesquisa que leva em conta a quantidade de horas que os adolescentes têm dormido. Estudos têm sido feitos com base nos efeitos que dormir pouco tem diante da vida do jovem, observando que há diminuição no desempenho escolar e também há maiores riscos de depressão e obesidade. "Além da exposição à mídia eletrônica e cafeína, os adolescentes ainda são expostos a outros fatores de estresse que podem estar contribuindo para que eles durmam menos, como por exemplo, a pressão por um brilhante desempenho acadêmico", explica o neurologista Ricardo Teixeira.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também