Condor ensina como utilizar corretamente o fio dental

Condor ensina como utilizar corretamente o fio dental

Atualizado: Quinta-feira, 7 Agosto de 2008 as 12

Higienizar os dentes é questão de saúde, mas utilizar somente a escova não é certeza da eliminação dos resíduos de comida e da placa bacteriana. Existem lugares na boca onde a escova dental não alcança, como o espaço entre os dentes e na linha das gengivas. Para potencializar a limpeza, nada melhor que o uso do fio dental. Mas qual a forma correta usar o produto?

A utilização deve ser diária e, de preferência, antes da última escovação noturna. "O primeiro passo é cortar 50 cm e prendê-lo entre os dedos das duas mãos", comenta Gerson Grohskopf, coordenador do segmento de higiene bucal da Condor, empresa catarinense com 79 anos de existência.

O passo seguinte é colocá-lo entre um dente e outro, deslizá-lo por alguns segundos, penetrando um pouco na gengiva, para eliminação dos resquícios dos alimentos e a placa bacteriana. "Um erro comum, é retirar o fio dental puxando-o para cima. Isso pode ocasionar o amolecimento do dente e até na retirada de pontes e porcelanas. A melhor forma de terminar a limpeza é continuar o deslize até o fim", afirma o coordenador da Condor.

Quanto mais cedo começa a sua utilização, melhor para a saúde bucal. No mercado nacional, já existe fio dental infantil. "Os pais podem usar em seus filhos desde o aparecimento do primeiro dente, entre seis e oito meses. Aos dois anos, quando a criança já tem mais coordenação para começar a se higienizar sozinha, o adulto deve orientá-la".

Postado por: Claudia Moraes

veja também