Conferência Doutores do Ambiente: Mudanças ambientais e suas repercussões na saúde humana

Conferência Doutores do Ambiente: Mudanças ambientais e suas repercussões na saúde humana

Atualizado: Terça-feira, 17 Novembro de 2009 as 12

O encontro acontece no dia 28 de novembro, das 8h às 13h, no Teatro da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e é uma organização da Associação Médica Brasileira, Instituto Saúde e Sustentabilidade e Faculdade de Medicina da USP. A idéia é chamar atenção para a saúde humana no contexto das mudanças ambientais.

Em reunião realizada em Copenhagen, Dinamarca, no início de setembro, a Associação Médica Mundial definiu a questão ambiental como o maior desafio da saúde pública no século XXI. O entendimento é o de que as mudanças climáticas e a poluição atmosférica serão as relevantes ameaças à saúde do homem nos próximos anos.  A Associação Médica Brasileira esteve representada pelo dr. Paulo Saldiva, professor titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP.

A Conferência Doutores do Ambiente irá destacar a importância e a inserção da saúde humana na discussão de políticas públicas.

A situação atual do município de São Paulo será apresentada como uma história clínica. Na palestra do dr. Paulo Saldiva, a cidade será explicada como um paciente virtual, em que a população representa os bilhões de células que a constituem: um paciente com febre (aquecimento global), obeso (crescimento acelerado da população), com obstrução de vias aéreas (deterioração da qualidade do ar) e assim por diante.

A comparação visa a comprometer as autoridades envolvidas com o processo decisório no "tratamento deste paciente", designando-as "doutoras do ambiente". Os organizadores/participantes pretendem estimular a discussão sobre o problema, levantando tópicos relacionados ao planejamento, intersetorialidade, políticas e desafios. As proposições estarão em discussão na mesa redonda que tem participação de representantes de entidades médicas, sociedade civil, autoridades políticas, governamentais e Ministério Público (veja programa a seguir).

A questão ambiental também será mostrada sob a perspectiva de especialidades médicas, como a cardiologia.

As inscrições devem ser realizadas pelo site da AMB - www.amb.org.br

Serviço Conferência Doutores do Ambiente

Local: Teatro da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Endereço: Av. Dr. Arnaldo, 455.

Horário: 8h às 13h

www.amb.org.br

veja também