Confira dicas para cuidar da saúde dos olhos

Confira dicas para cuidar da saúde dos olhos

Atualizado: Sexta-feira, 11 Outubro de 2013 as 10:46

Na última quinta-feira (10), foi comemorado o Dia Mundial da Visão. Especialistas alertam para os cuidados com a visão do computador, mais conhecido como CVS.o problema afeta cerca de 90% dos americanos que passam mais de 2 horas seguidas com os olhos grudados em uma tela - de computador, smartphone ou tablet. 

 
"Não há estatísticas no Brasil, mas nos consultórios de oftalmologia a CVS está entre as três queixas mais frequentes, ao lado da dificuldade de enxergar e irritação nos olhos", afirma o oftalmologista Eduardo Melani Rocha, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (SP). "O problema atinge principalmente pessoas na idade produtiva, mulheres e usuários de lentes de contato." 
 
Pessoas que sofrem com esse problema, sentem uma sensação de areia na vista, olhos ou pálpebras pesados, dor de cabeça e embaçamento visual, queixas antes relacionadas à televisão, são sintomas da síndrome.
 
O oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, indica algumas recomendações para usar o computador sem lesar os olhos.
 
1. Posicione o monitor entre 10 e 20° abaixo do nível dos olhos.
 
2. Cheque se a distância entre a tela e seus olhos é de 60 cm.
 
3. Não deixe o monitor nem de frente para a janela, pois a luminosidade causa ofuscamento, nem de costas, porque sombras e reflexos geram desconforto.
 
4. Dê preferência a monitores grandes. Quanto maior ele for, menor o cansaço.
 
5. Para monitores de LCD, escolha os que têm a partir de 17 polegadas. Só os desse tamanho reduzem o cansaço visual.
 
6. Evite excesso de luminosidade, tanto das lâmpadas como da luz natural. A contração das pupilas gera cansaço visual.
 
7. Regule a tela com o máximo de contraste, e não de luminosidade.
 
8. Mantenha a tela limpa.
 
9. Descanse a cada 20 minutos, saindo da frente do computador.
 
10. Pisque voluntariamente quando usar o micro.
 
11. Aumente o tamanho da letra no monitor.
 
visaoVISÃO AGUÇADA
 
Você tem mais chance de precisar de óculos se seu pai e sua mãe usam o acessório. Mas veja o que fazer para prolongar a visão:
 
Proteja-se dos raios UV
 
A exposição frequente eleva seu risco de catarata e melanoma. Menos de um em cada três brasileiros associa o sol a danos oculares, revelou uma pesquisa feita pelo Ibope a pedido da Transitions Optical. Tome sol com óculos que bloqueiem 100% dos raios UVA e UVB.
 
Apague o cigarro
 
As baforadas provocam o estreitamento dos vasos em todo o corpo - e também nos olhos, elevando o risco de degeneração macular e outros danos ao nervo óptico.
 
Aposte nos antioxidantes
 
Esses elementos compõem a mácula, estrutura central da retina. Consuma alimentos como frutas cítricas (fontes de vitamina C), gérmen de trigo, semente de girassol e mamão (ricos em vitamina E) e castanha-do-pará, fonte de selênio. Abuse também dos carotenoides, que fornecem luteína, como folhas verdes.
 
Guarde os colírios contra vermelhidão
 
Embora sirvam para camuflar uma ressaca, eles diminuem o aporte de sangue para os olhos. Seu uso excessivo causa irritação e danifica a córnea.
 
Visite o oftalmologista uma vez por ano
 
Ele pode notar alterações e doenças como glaucoma (a elevação da pressão intraocular), além de ajudar com dicas de como combater a CVS especificamente no seu caso.
 
 
 
Com informações de: M de Mulher

veja também