MENU

Saúde

Confira a lista de 10 alimentos que ajudam a combater a pressão alta

Uva, abacate, leite... confira quais alimentos são aliados da saúde neste caso

Fonte: Guiame, com informações de Guia da SemanaAtualizado: quarta-feira, 24 de junho de 2015 19:43
Uva é um dos dez alimentos que ajudam a controlar a hipertensão
Uva é um dos dez alimentos que ajudam a controlar a hipertensão

Devido a correria do dia a dia, é comum pularmos uma refeição ou deixar de consumir alguns alimentos essenciais na prevenção de doenças. A hipertensão, por exemplo, é uma doença que exige controle alimentar, evitando o consumo exagerado de sódio. A pressão alta é uma síndrome metabólica geralmente acompanhada por outras alterações, como obesidade.

A hipertensão pode acontecer quando nossas artérias sofrem algum tipo de resistência, perdendo a capacidade de contrair e dilatar, ou então quando o volume se torna muito alto, exigindo uma velocidade maior para circular. Hoje, a hipertensão é a principal causa de morte no mundo, pois pode favorecer uma série de outras doenças.

Pessoas que sofrem com a hiperstensão e quer controlar a doença, confira os alimentos responsáveis.

Morango

O morango e outras frutas vermelhas são responsáveis pela redução da pressão arterial. Isso é atribuído ao alto conteúdo de antocianinas, pigmento que dá a cor vermelha, dessa fruta e ajuda a combater o mau colesterol (LDL) e aumentar o bom (LDL), além de ter atividade anti-inflamatória.

Salmão grelhado

Tanto o salmão quanto alguns mariscos são ótimas fontes de potássio. Um pedaço de 100 g do peixe grelhado oferece 628 mg de potássio. É recomendável consumi-lo grelhado ou no forno para não elevar demais seu valor calórico. O alimento ainda é rico em ácidos graxos ômega 3, anti-inflamatório que ajuda a regular os níveis de colesterol sanguíneo, evitando também doenças cardiovasculares. 

Alho

Fonte de vitamina C, é um importante antioxidante e é responsável por diminuir os radicais livres, que é uma das causas de doenças do coração. Encontramos também no alho o magnésio, que ajuda na dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial e melhorando a circulação sanguínea.

Leite

Pra quem tem problemas com a pressão, não pode deixar de consumir cálcio, encontrado no leite e em seus derivados. O cálcio atua diminuindo a pressão do sangue quando estimula a eliminação do sódio. É recomendado consumir os derivados do leite com baixo teor de gordura, como o queijo branco.

Uva

Um estudo da Universidade de Michigan mostrou que as uvas podem ajudar a combater a pressão arterial alta e as doenças cardíacas (especialmente se você consumir uma dieta salgada). As uvas são incrivelmente ricas em antioxidantes que combatem os radicais livres, que normalmente levam à insuficiência cardíaca e hipertensão. Além disso, as uvas também diminuem a inflamação no corpo e permitem que os vasos sanguíneos relaxem, evitando a hipertensão.

Abacate

Apesar de ser extremamente calórico, oferecendo 160 calorias a cada 100 g, o abacate é uma fruta extremamente rica em nutrientes, como as vitaminas A e E, que atuam como antioxidantes no organismo. Além disso, a fruta contém betassitosterol, substância anti-inflamatória que ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue. Quando o assunto é potássio, por sua vez, a fruta ganha ainda maior destaque. Cada 100 g da fruta contém 485 mg do mineral

Molho de tomate

O molho de tomate não só vai bem em massas como também é uma boa fonte de potássio. Uma latinha com 100 g oferece 331 mg do mineral. E, sempre que possível, prepare você mesmo o molho, pois os industrializados são riquíssimos em açúcar, sódio conservantes e aromatizantes. O molho de tomate também oferece boa quantidade de um fitoquímico chamado licopeno, que ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer, graças ao seu poder antioxidante.

Kiwi

Um estudo apresentado ano passado na American Heart Association mostrou que comer três kiwis por dia pode diminuir a pressão arterial. A pesquisa incluiu 188 homens e 55 idosos, com leve alteração arterial. Eles foram instruídos a comer três kiwis por dia, ou uma maçã por dia, por oito semanas. Os participantes que comeram kiwi tiveram seus níveis de pressão sistólica menores do que quem ingeriu maçã. O kiwi é rico em luteína, com propriedades antioxidantes.

Clara de ovo

De acordo com pesquisa divulgada pela Universidade chinesa de Gilian, a clara do ovo tem alta concentração de uma substância inibidora de enzimas que contribuem para o afinamento dos vasos e consequentemente para o aumento da pressão. Além disso, ao contrário da gema, a clara é livre de colesterol. A dica para consumi-la é fazer um omelete com vegetais ou ovo mexido apenas com a clara.

Suco de beterraba

A bebida conta com quantidade notável de nitrato, substância responsável por relaxar e dilatar os vasos sanguíneos, facilitando, assim, o fluxo do sangue. Em experiência realizada pela universidade britânica de Queen Mary, pacientes que foram tratados com 250 ml desse suco tivera, diminuição de 10mmHg na pressão sanguínea.

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições