Confira receitas para aliviar o estresse

Confira receitas para aliviar o estresse

Atualizado: Segunda-feira, 28 Novembro de 2011 as 1:14

Combinar um bom programa de treinamento físico e um cardápio equilibrado é uma excelente maneira de aliviar as tensões do dia a dia. “Com a prática de exercícios, o corpo relaxa e libera uma substância chamada endorfina, capaz de reduzir o estresse e melhorar o humor”, diz a nutricionista Camila Cavichioli, de São Paulo.

De acordo com Camila, a alimentação rica em gordura, com itens de difícil digestão e feita em horários irregulares também é capaz de reforçar o estresse, principalmente se você já tem uma rotina pesada. Nesse caso, é sempre bom tomar cuidado para que a agenda apertada não o impeça de almoçar, por exemplo. Afinal, o estômago vazio também é o suficiente para causar indisposição e piorar o humor. “Frutas, verduras e legumes, inclusive, precisam fazer parte do cardápio diário”, afirma a nutricionista.

1 – Salada de Shimeji:   embora dê nome à salada, o shimeji é apenas um coadjuvante nesse prato. Os grandes combatentes contra o estresse mesmo são o alface e a cebola. A hortaliça contém lactucina e lactupicrina, principalmente no talo. Os dois nomes feios fazem bonito na atuação como calmante. A cebola, por sua vez, é rica em flavonóides, uma substância antioxidante que combate o estresse e o envelhecimento das células. “Além, é claro, de possuir vários tipos de sais minerais”, destaca a nutricionista.   

Ingredientes

- 3 colheres (sopa) de cebola picada - 1 colheres (chá) de orégano - ½ maço de alface crespa cortada em tiras finas - 400g cogumelo tipo shimeji - Sal, vinagre, azeite a gosto

Modo de Preparo:   Lavar bem os cogumelos, retirar a parte dura de sua base e dividir em buquezinhos. Ferver 1 litro de água e passar os cogumelos por uma rápida fervura (5 minutos no máximo), até que fiquem cozidos, porém não moles demais. Escorrer e deixar esfriar bem. Adicionar a cebola, o orégano e os temperos. Monte a salada colocando os cogumelos no centro e as alfaces picadinhas em volta.

2 - Salada de Agrião:   segundo Camila, o agrião tem efeito antidepressivo, por ser rico em magnésio e, assim, atuar na produção de energia. A folha, inclusive, é bem nutritiva, contendo potássio, vitaminas A, C e as do complexo B. A laranja, que também entra na receita, melhora o funcionamento do sistema nervoso, é um ótimo relaxante muscular e previne tanto o estresse quanto a fadiga.

Ingredientes:

- 1 maço de agrião pequeno - 6 laranjas-pêra - 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem - 100g de nozes sem casca, cortadas em quatro - 100g de queijo branco - Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo:   Limpe e lave o agrião, retirando os talos mais grossos. Descasque as laranjas, retirando também a pele branca. Com uma faca afiada, retire os gomos por entre os segmentos, aparando sobre uma vasilha para recuperar um pouco do suco que escorre pelas mãos. Reserve os gomos e passe o suco por uma peneira. Dissolva o sal no suco e tempere com a pimenta-do-reino. Sempre batendo (com um garfo ou batedor de arame), junte o azeite de oliva. Arrume as folhas de agrião numa travessa não muito funda, tempere com o molho e decore com a laranja, as nozes e os pedaços do queijo.

3 - Batata recheada com Brócolis:   a batata dá um gostinho especial, pois quem tem maior poder para amenizar o estresse nessa receita são os brócolis. Ricos em potássio e ácido fólico, eles são importantes para o bom funcionamento das células, o que consequentemente melhora o funcionamento também do sistema nervoso. Devido à presença do aminoácido triptofano, o leite desnatado produz efeito relaxante em toda a musculatura, conforme explica a nutricionista.

Ingredientes: - 2 unidades de batata médias - 1 unidade de cebola ralada - 1 xícara (chá) de brócolis picado - 1 colher (chá) de azeite - 1 colher (chá) de farinha de trigo - 1/2 xícara (chá) de leite desnatado - 2 colheres (sopa) de cream cheese light - 1 colher (café) de noz-moscada - Sal a gosto

Modo de Preparo:   Lave bem as batatas e fure com a ponta de uma faca. Cozinhe no micro-ondas com a função cozinhar, apertando a categoria batata assada e colocando a quantidade de gramas. Depois de pronta, retire e espere 5 minutos para abrir e rechear. Para preparar o recheio, coloque em um refratário a cebola, o brócolis e o azeite. Leve por 2 a 3 minutos na potência máxima. Adicione a farinha de trigo, mexa bem e adicione o restante dos ingredientes. Deixe engrossar por mais 5 minutos na potência máxima. Mexa bem.

4 - Robalo com legumes:   rico em ômega-3, uma gordura boa para o organismo que favorece as atividades do intelecto, por exemplo, o robalo também oferece um mineral chamado selênio – que atua nas atividades cerebrais. As duas substâncias ajudam no combate ao cansaço e à ansiedade. A pimenta que vai no tempero do peixe possui capsaicina, que influencia na produção pelo organismo de endorfina, um neurotransmissor responsável pela sensação de euforia.

- 8 postas pequenas de robalo - 4 colheres (sopa) de suco de limão taiti - 4 colheres (sopa) de coentro picado - 1 colher (sopa) de azeite de oliva - 1 cebola grande cortada em rodelas - 2 tomates médios cortados em rodelas - 2 pimentões verdes médios cortados em rodelas - 1/2 xícara (chá) de água - Pitada de pimenta

Modo de Preparo:   Tempere as postas de robalo com sal, suco de limão e coentro. Em uma panela grande, coloque o azeite e as postas de peixe temperadas. Por cima, distribua os demais ingredientes (cebola, pimenta, tomates e pimentões). Tampe a panela, leve ao fogo alto e deixe ferver. Reduza a chama e cozinhe até o peixe ficar macio (cerca de 25 minutos). Sirva a seguir com arroz branco.

5 - Café da Manhã:   se você aprecia as propagandas que mostram famílias felizes ao redor da mesa do café da manhã e passando margarina no pão, talvez vá gostar de conhecer o potencial dos alimentos sugeridos por Camila para a primeira refeição do dia. A banana, por exemplo, possui duas substâncias que auxiliam o humor: os carboidratos, que estimulam a produção de serotonina, e a vitmina B6, que dá energia. A aveia também ajuda na produção de energia, com suas boas doses de triptofano e selênio.

O maracujá, como já recomendaria a crença popular, combate o estresse e previne o cansaço. Agradeça esses benefícios à presença da vitamina C, que confere esses poderes à fruta.  

 Ingredientes:

 - Banana – 1 unidade - Aveia – 1 colher de sopa - Suco de Maracujá Natural - 200ml - Castanhas de Pará – 2 unidades - Pão Integral – 2 fatias - Requeijão Light – fina camada

Dica:   misturar a banana com aveia e, se for do seu gosto, acrescentar mel.

veja também