MENU

Saúde

Congresso de Cirurgia Dermatológica traz discussão inédita sobre tratamentos e técnicas para pacientes de pele negra

Congresso de Cirurgia Dermatológica traz discussão inédita sobre tratamentos e técnicas para pacientes de pele negra

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

O 21º Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica vai promover ciclo de palestras entre especialistas sobre os cuidados e procedimentos específicos que devem ser adotados para os afro descendentes. É a primeira vez no Brasil que um encontro médico traz esse tipo de preocupação. Os temas escolhidos para a os debates e cursos são resultado do relato de casos diagnosticados em consultórios de todo o país. O evento que será realizado de 10 a 14 de junho, em Uberlândia (MG) vai reunir mais de mil médicos do Brasil e do exterior.

Quase metade da população brasileira se declara parda ou negra, são 92 milhões de pessoas, de acordo com o IBGE. A pele negra é mais resistente que a pele branca, o que contribui para uma aparência mais jovem e na hidratação interna. A pele negra tem uma grande capacidade de proteção natural porque contém mais melanina. No entanto, está sujeita a uma incidência maior de manchas.

A pele negra  possui  maior número de glândulas sudoríparas, que causam a transpiração, e são, geralmente, mais oleosas que as peles brancas - sendo mais propensas à foliculites (pequenas lesões inflamadas nos poros) e acne. As mulheres negras dificilmente têm problemas com celulite e flacidez, pois geralmente têm mais tonicidade e massa muscular, mas devem tomar cuidado com as estrias, pois a pele se rompe com mais facilidade. Também devem evitar engordar e emagrecer rapidamente e redobrar a atenção na gravidez.

Durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) vão ser apresentados estudos importantes na Prevenção e Tratamento de Cicatrizes em Afrodescendentes; o uso do Laser na Pele dos Afrodescendentes, a utilização dos Peelings químicos e dermoabrasão em pacientes negros, Cosméticos capilares, entre outros temas.  

O evento é o mais importante do ano da SBCD e, além da questão dos afro descendentes, vai apresentar uma intensa programação científica teórica e prática em torno dos temas relevantes da especialidade e de grande interesse da população.

Durante o congresso serão apresentados os mais modernos procedimentos cirúrgicos, novas utilidades de cosméticos para o rejuvenescimento da pele, novidades sobre laser e preenchimentos, terapia fotodinâmica, flacidez corporal, celulite, estrias, criorcirurgia,  eletrocirugia, entre outros.

Vale destacar ainda, as discussões sobre rejuvenescimento das mãos com procedimentos combinados, laser fracionados, microdermoabrasão associada a peelings químicos, cicatrizes de acne, tratamento da celulite.

"A Dermatologia cresceu, tornou-se especilialidade clínico-cirúrgica e surgiram novas áreas de atuação. Este Congresso com temas científicos importantes é de enorme interesse para a coletividade", conclui o Dr. Hamilton Stolff, Presidente da SBCD, Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Serviço

21º Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica

Local: Center Convention Uberlândia. Uberlândia/Minas Gerais

End.: Avenida João Naves de Ávila, 1331/Piso C

Dia: 10 a 14 de junho de 2009

Postado por: Felipe Pinheiro

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições