Conheça a dose certa de frutas que você deve consumir por dia

Conheça a dose certa de frutas que você deve consumir por dia

Atualizado: Segunda-feira, 28 Novembro de 2011 as 2:12

Todo mundo sabe que é preciso se alimentar bem e incluir frutas e legumes na alimentação. Os nutrientes desses alimentos são essenciais para a vida. A nutricionista carioca Débora Villar, explica que as frutas são fonte de fibras, minerais e água. Mas não é apenas isso. “Elas também contêm antioxidantes que protegem contra a ação de agentes externos e contra o envelhecimento”, explica. “Seus nutrientes são únicos e não são encontrados facilmente em outros alimentos”.

Para você, o que é mais válido, o suco ou a fruta? Segundo a nutricionista, um copo de 200 mililitros de suco de fruta corresponde à uma porção da fruta. “Mas tem que ser natural. O melhor é consumir na hora, para não perder as propriedades”. Sobre as sobremesas à base de frutas, Débora diz que quanto mais natural o produto for, melhor. “Frutas cozidas podem ter mais polifenóis, que são importantes antioxidantes e mais vitamina A”.

Quanto aos açúcares presentes nas frutas como a glicose, a sacarose e a frutose. a nutricionista afirma que não existem malefícios para a saúde. “Eles podem ser consumidas por pessoas diabéticas se ingeridas nas quantidades adequadas”, diz. De acordo com ela, isso significa algo em torno de duas a quatro frutas por dia. Outro lembrete de Débora é para que as pessoas com a doença prestem a atenção às frutas com maior quantidade de açúcar como a banana nanica, a manga, o caqui e uvas. “Pode comer, mas em poucas quantidades”.

Débora também aconselha a aproveitar o alimento por inteiro. “Sempre que possível, consuma as frutas com casca e bagaço. Assim se aproveitam as fibras e vitaminas particulares da parte externa da fruta”. Já quem quer manter a forma deve investir em frutas menos calóricas como a carambola, o mamão, acerola, o melão e a melancia e evitar as calóricas como açaí, caqui, cereja, maracujá e abacate. Lembre-se do poderoso conselho da nutricionista: “tudo o que é comido com moderação, faz bem, e não engorda”. Anotou?

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