Conheça algumas sugestões de alimentos para substituir a janta.

Opções para substituir o jantar

Atualizado: Sexta-feira, 3 Maio de 2013 as 1:37

 

É importante que em nosso dia a dia procuramos seguir todas as refeições e não pular, garantindo uma vida saudável. Normalmente quem costuma furar as refeições são pessoas que desejam emagrecer, e para isso, é preciso seguir as recomendações de especialistas. E tem pessoas que trabalham tarde e não tem como preparar um jantar completo.
 
Para isso há soluções, como opções menos calóricas e saudáveis para se alimentar no jantar. Segundo a nutricionista Alessandra Almeida, “a tendência é que ao final do dia nosso metabolismo comece a diminuir de velocidade, necessitando de menos energia. Neste caso, refeições leves são as indicadas”. 
 
Confira as recomendações indicadas por ela para substituir o jantar com refeições leves e saudáveis.
 
Ovos
“omelete com salada é uma excelente opção para um jantar leve. A porção do omelete para uma pessoa deve ser de duas claras e uma gema com recheio de queijo branco, legumes e folhosos, cogumelos salteados, peito de frango desfiado ou soja texturizada”, recomenda a nutricionista e personal diet, Karla Oliveira.
Para Alessandra “você também pode adicionar espinafre, brócolis, alho-poró, ervas desidratas, cebola roxa, tomatinho cereja e palmito. São ingredientes com valor calórico reduzido e que possuem uma quantidade razoável de vitaminas e minerais. O importante é sempre dar preferência aos ovos do tipo caipira, que são mais nutritivos e não recebem adição de hormônios”.
 
Sopas
“Escolha alimentos que ajudem a alcalinizar o sangue, facilitando a eliminação de toxinas e gorduras, como gengibre, cardamomo, limão, ervas frescas ou desidratadas, alho poró, aipo, brócolis, couve, couve flor, abobrinha, espinafre”, orienta Alessandra. A nutricionista e personal diet Karla Oliveira completa: “Nada de sopa industrializada, caldos em tabletes, carnes gordas, massas e batata inglesa. Legumes, aveia, quinoa, carne magras e vegetais folhosos verde escuros são bem-vindos”. 
 
Sanduíche
Para Karla, um sanduíche bem equilibrado promove saciedade e não compromete a dieta. “Pão integral, pasta de soja, atum, alface, tomate e cenoura é um bom exemplo para substituir o jantar. Você também pode trocar o pão pela massa pronta de wrap, que possui menor quantidade de carboidrato”. Alessandra recomenda incluir uma gordura boa: “Inclua uma colher de sopa de azeite, amêndoas semi tostadas, castanhas, sementes de girassol ou de abóbora sem sal, chia ou macadâmia torrada”.  
 
Smoothies e shakes
“shakes e smoothies são bebidas que permitem muitas variações, mas a base para o preparo deve ser leite desnatado, fruta congelada para dar mais cremosidade, cereal ou sementes de aveia, linhaça e chia”, diz Karla Oliveira. Ela também recomenda incluir uma colher de sopa de colágeno em pó. Para Alessandra, “as frutas vermelhas combinam muito bem com este tipo de preparação. Elas são leves e possuem boa carga antioxidante”. 
 
 
Com informações de: GNT

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