Conheça alguns tipos de óleos benéficos à saúde

Conheça alguns tipos de óleos benéficos à saúde

Atualizado: Quinta-feira, 13 Dezembro de 2012 as 9:53

 

Toda dona de casa fica em dúvida na hora de escolher o tipo de óleo que irá comprar. Muitas vezes leva em consideração aquele mais barato. E não é bem assim. 
 
Cada tipo de óleo tem suas porcentagens de gordura e é preciso atentar-se para escolher o azeite com baixos níveis de gordura saturada, combinados com altos níveis de gorduras monoisaturadas e poliisaturas. Procure por ômega-3 e ômega-6.
 
Confira baixo uma lista desenvolvida pela Clinica Cheveland, nos Estados Unidos, e divulgada pelo jornal Huffington Post, que traz oito tipos de óleos saudáveis.
 
Gordura saturada: 7%
Gordura monoinsaturada: 65%
Gordura poli-insaturada: 28%
 
Com um elevado índice de gordura monoinsaturada e baixo de saturada, óleo de amêndoa é um dos mais saudáveis.
 
 
 
Abacate
Gordura saturada: 17%
Gordura monoinsaturada: 65%
Gordura poli-insaturada: 18%
 
Óleo de abacate é um pouco mais elevado em gordura saturada, mas pode ajudar na prevenção de doenças da gengiva, o que o torna uma boa opção. 
 
Avelã
Gordura saturada: 7%
Gordura monoinsaturada: 82%
Gordura poli-insaturada: 11%
 
Com 82% de gordura monoinsaturada e 7% de gordura saturada, é saudável para o coração. 
 
Linhaça
Gordura saturada: 7%
Gordura monoinsaturada: 65%
Gordura poli-insaturada: 28%
 
O óleo de linhaça tem pouca gordura saturada e bastante mono e poli-insaturada, além de ser uma excelente fonte de uma importante base de plantas ômega-3: ácido alfa-linolênico (ômega-3).
 
Noz
Gordura saturada: 9%
Gordura monoinsaturada: 24%
Gordura poli-insaturada: 67%
 
Óleo de noz é uma grande fonte de ômega-3 e ômega-6, que ajudam a proteger o coração e a reduzir o risco de alguns tipos de câncer.
 
Oliva
Gordura saturada: 14%
Gordura monoinsaturada: 78%
Gordura poli-insaturada: 8%
 
O mais conhecido dos óleos mais saudáveis, o azeite de oliva extravirgem tem fama por seu papel na proteção do coração por aumentar o colesterol bom (HDL). Também pode ajudar a diminuir o risco de câncer.
 
Cânhamo
Gordura saturada: 10%
Gordura monoinsaturada: 15%
Gordura poli-insaturada: 75%
 
Uma rica fonte de ômega-3, óleo de cânhamo é uma ótima opção para cozinhar, mas requer refrigeração.
 
Semente de uva
Gordura saturada: 10%
Gordura monoinsaturada: 17%
Gordura poli-insaturada: 73%
 
Alta de fornecer ômega-6, é um óleo versátil e barato.
 
 
Com informações de: Terra

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