Conheça cinco dicas para controlar o colesterol

Dicas para controlar o colesterol

Atualizado: Quinta-feira, 15 Agosto de 2013 as 10

A alimentação deve ser rigorosa e observada, podendo evitar problemas futuros. O colesterol, por exemplo, é algo muito sério e que pode prejudicar nosso orgão mais importante, o coração.
 
Pensando nisso, o cardiologista Evandro Tinoco, diretor-médico do Hospital Pró-Cardíaco, informa como fazer para manter níveis saudáveis da substância em cinco dicas.
 
Longe de frituras
Evite alimentos ricos em gordura saturada, encontrada em frituras, carnes processadas e sorvetes cremosos.
 
 Dicas para controlar o colesterolCarne em estado macio é o pior
As carnes ricas em gorduras saturadas, que geralmente são os cortes mais macios, e a pele do frango não devem ser ingeridos com frequência porque contribuem para aumentar o "colesterol ruim" (LDL). Carne de porco e determinadas partes do boi, como a alcatra, possuem menos gorduras saturadas.
 
Ômega 3
Há alimentos promovem uma maior eliminação de colesterol. A ingestão da carne do peixe, como o salmão, rico em ômega 3 e ômega 6, promove o aumento do "bom colesterol" (HDL) e protege o coração.
 
Estatinas
Se o seu médico indicou tomar estatina para o controle do colesterol, o uso não deve ser interrompido sem a orientação profissional. A suspensão não indicada pode aumentar os riscos de doenças cardiovasculares.
 
Atividade física frequente
A atividade física proporciona um aumento do "bom colesterol" (HDL), protetor dos vasos sanguíneos. A prática diária de caminhadas por 30 minutos contribui para uma proteção cardiovascular.
 
 
 
Com informações de: O Globo
 

veja também