Conheça cinco maneiras de incluir frutas e vegetais em suas refeições diárias.

Maneiras de incluir porções de frutas e vegetais em sua rotina

Atualizado: Sexta-feira, 5 Abril de 2013 as 2:55

Para manter uma vida saudável, a prática de exercícios seguido de uma boa alimentação com frutas e vegetais, são indispensáveis. Médicos mantém o papel de informar sobre a importancia de consumir alimentos benéficos à saúde. Mas devido aos compromissos do dia a dia, deixamos de lado o consumo desses alimentos.

Segundo o BBC, há como incluir esses alimentos em nossa rotina, seguindo cinco maneiras de alimentação, ajudando também a manter o peso.
 
No café da manhã
Você pode picar uma maçã ou uma pera e misturar com a sua granola matinal ou tomar um suco feito com polpa de fruta batida, chamado de smoothie. A bebida é rica em antioxidantes, que estimulam o sistema imunológico, mas também ajuda no processo de digestão e absorção de nutrientes, já que contém pedaços de fruta. Consumir estes alimentos com cascas, depois de bem lavados, ajuda a acrescentar fibras benéficas ao bom funcionamento gastrointestinal e reduzir os níveis de colesterol. 
 
Frutas e vegetaisLanche nutritivo
Você pode utilizar sobras de vegetais cozidos no vapor e fazer um sanduíche no pão sírio. É uma refeição leve e nutritiva. Se estiver na rua, seu lanche pode ser uma porção de figos secos, nozes ou castanhas.
 
Geleia de frutas sem adição de açúcar
Outra opção, é cozinhar a fruta lentamente com especiarias é uma boa maneira de apurar o sabor sem usar açúcar. Você pode misturar anis estrelado ou canela em porções de peras, maçãs, pêssegos, manga, laranja ou amora. Para um lanche saudável, consuma a geleia com iogurte natural. 
 
Substitua sanduíche do almoço por sopa
Se você estiver sem tempo para almoçar, acrescente uma porção de folhas verde escuras, como espinafre ou agrião, ao seu sanduíche light, mas experimente trocá-lo por uma sopa. Feita com agrião, é uma refeição rica em ferro e magnésio, ideal para o almoço. Para aumentar a sensação de saciedade e deixá-la mais nutritiva, adicione carne magra ou feijão ao prato. Para servir cinco a seis pessoas, você pode cortar 500g de cebola, 250g de cenouras e 250g de aipo. Cubra os vegetais cortados com água e deixe ferver, temperando com sal e vinagre. Em seguida, bata até obter uma mistura lisa ou passe pela peneira. Você pode adaptar o prato usando as mesmas proporções entre outros vegetais
 
Diferencie os tipos de frutas e vegetais
Variar o cardápio pode ser considerada a melhor maneira de consumir as cinco porções diárias de frutas e vegetais. A ideia é consumir alimentos de cores diferentes, todos os dias. Variando os tons, você também diversifica os tipos e as concentrações de vitaminas e minerais.
 
 
Com informações de: GNT

veja também