MENU

Saúde

Conheça as frutas para prevenir-se de resfriado

Fonte: guiame.com.brAtualizado: terça-feira, 17 de junho de 2014 13:29
frutas de inverno
frutas de inverno

Para uma temporada de temperaturas amenas, o risco de pegar uma resfriado é grande. Para se livrar desses sintomas comuns nesta época, é recomendável ingerir sucos ricos em vitamina C.

Segundo a Coordenadora do Serviço de Nutrição do Hospital San Paolo, Rafaela Isis Reis Allevato, os sucos hidratam (o que é importantíssimo em todas as estações, inclusive no inverno), nutrem e oferecem vitaminas e sais minerais necessários para manter o corpo saudável e forte.

frutas vitamina CConfira uma lista de benefícios das frutas concentradas em vitaminas, essenciais para o inverno.

Limão - A bebida é diurética e diminui a retenção hídrica e o inchaço. Auxilia a digestão e tem vitamina C. Além disso, o limão é rico em ácido cítrico, que tem ação adstringente, ou seja, ajuda a dissolver gorduras e toxinas, e deixa o pH do sangue e de outros líquidos menos ácidos, contribuindo para o funcionamento do metabolismo.
Romã - uma das melhores frutas da estação com grande concentração de ferro, antioxidantes, fitoquímicos, polifenóis e vitamina C. São ricas em fibras que ajudam a combater doenças cardiovasculares, protegem nosso organismo de radicais livres nocivos, ajudando a prevenir doenças como o câncer, e são indicadas para pacientes anêmicos.

Cranberry - uma frutinha vermelha que está ganhando espaço nos cardápios nacionais por ser rica fonte em vitamina C. Originária de regiões com baixíssimas temperaturas, como Chile e Estados Unidos, só é encontrada in natura aqui no Brasil, por isso a ingestão do suco da fruta é a forma mais popular de consumo entre os brasileiros. O suco contém vitaminas C, A e E além da grande capacidade antioxidante. Sabe-se, inclusive, que o suco de cranberry possui concentração de vitamina C três vezes superior a da laranja.

Caju - A fruta tem vitamina C de sobra, que é um poderoso antioxidante, combatendo os radicais livres. Pesquisas mostram que a presença de compostos fenólicos ajudam até a prevenir doenças cardíacas. Entre os minerais, ferro e cálcio têm destaque, melhorando a saúde dos ossos.

Pêra - possui doses consideráveis de sais minerais como potássio, sódio, cálcio e fósforo. Vitamina C, provitamina A e vitaminas do complexo B.

Abacaxi - rica fonte de vitamina C, ajuda a dar uma força na digestão.

Laranja - fonte de vitamina C e ácido fólico, também é rica em cálcio, fósforo e potássio.

Suco de pêra, abacaxi e laranja

50 g de pêra com casca
100 g de abacaxi descascado
300 ml de suco de laranja

Descasque o abacaxi e pique-o em pedaços. Coloque-o no liquidificador com a pera picada e o suco de laranja e bata bem. Sirva num copo grande, sem coar, acompanhado de canudo.


Com informações de: Vila Mulher

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições