Conheça a ginástica localizada, super tradicional nas academias

Conheça a ginástica localizada

Atualizado: Sexta-feira, 20 Abril de 2012 as 2:15

Nas academias, a ginástica localizada é campeã de participantes. Ela ajuda a queimar calorias, adquirir saúde e manter o corpo em forma.

A aula funciona da seguinte maneira: são utilizadas barras com pesos, halteres, caneleiras, steps, colchonetes e bastões, tudo isso ao ritmo de músicas animadas. O professor comanda os exercícios a serem feitos, como também as correções para a execução perfeita de cada movimento.

É muito importante a presença de um profissional para orientar a aula não só para que o resultado do treino seja satisfatório como também para evitar que o participante sofra alguma lesão muscular, nas articulações ou mesmo problemas de postura.

A ginástica é localizada pois os exercícios são feitos em série manter e desenvolver a força e a resistência de um determinado músculo ou grupo muscular.

São trabalhados principalmente os membros inferiores, membros superiores e tórax tudo em alta intensidade.

A aula tem duração em média de 1 hora e é indica fazê-la ao menos três vezes por semana. A maioria dos exercícios são aeróbicos, estimulam coração e pulmões.

Principais benefícios:

- melhora do sistema cardiorrespiratório

- fortalecimento dos músculos de forma geral

- ajuda a melhorar a postura

- pelo fato dos músculos se fortalecerem diminui a chance da pessoa sofrer lesões no dia a dia

É muito importante lembrar que antes de cada aula é necessário realizar um aquecimento com duração de aproximadamente 10 minutos, e reservar de 5 a 10 minutos ao final da aula para desacelerar o corpo com um relaxamento.

Leia também

Caminhada tem impacto positivo contra depressão

49% dos brasileiros têm excesso de peso

 

 

 

 

Com informações de Dicas de Mulher

veja também