MENU

Saúde

Conheça os 10 alimentos que ajudam a baixar o colesterol ruim

Fonte: guiame.com.brAtualizado: terça-feira, 3 de junho de 2014 14:54
colesterol
colesterol

Existem dois tipos de colesterol: o bom e o ruim.

O colesterol é essencial para o bom desempenho de diversas funções no nosso organismo, como a produção de vitaminas, cortisol e produção dos hormônios sexuais.

Quando em excesso no organismo ruim pode entupir as artérias e provocar, entre outros problemas, doenças cardiovasculares. Já o colesterol bom ajuda a impedir que as gorduras se depositem no organismo.

Confira a lista de alimentos que ajudam a baixar o ruim.

colesterolFibras

Alimentos ricos em fibras solúveis, como o farelo de aveia, ajudam a reduzir o colesterol ruim no sangue. Frutas e verduras também devem ser consumidos com frequência.

Salmão

O salmão é fonte de ômega 3 e ajuda a combater diversas doenças, principalmente as cardiovasculares. Além disso, esse alimento controla o colesterol , inibe a coagulação sanguínea e, também, a formação de plaquetas.

Abacate

Grande aliado contra o colesterol ruim, o abacate é fonte de gordura monoinsaturada atua no organismo como antioxidante. Além disso, seus nutrientes combatem os radicais livres, que causam danos ao organismo.

Azeite

Além de auxiliar na diminuição do colesterol ruim, o azeite ainda ajuda a aumentar o bom. Ele também previne doenças cardíacas e é uma excelente fonte de gordura monoinsaturada.

Berinjela

A berinjela ajuda a auxiliar na diminuição da gordura que circula pelo sangue e é uma poderosa fonte de flavonoides, antioxidantes que impedem a formação de placas de gorduras nas artérias.

Uvas

As uvas, principalmente as de cor escura, são fontes de quercetina, que é uma substância antioxidante que auxilia na redução do colesterol ruim e aumenta a concentração do colesterol bom no corpo.

Oleaginosas

As gorduras poli-insaturadas, encontradas em alimentos como nozes, castanhas e avelãs, ajudam a reduzir os índices do colesterol ruim e trazem diversos benefícios para a saúde, principalmente do coração. Além disso, comer oleaginosas ajuda a emagrecer.

Chocolate amargo

O chocolate amargo é rico em flavonoides, que são substâncias que combatem o colesterol alto e pode ser grande aliado da sua saúde. Para obter seus benefícios, consuma 30g diariamente.

Alcachofra

As fibras da alcachofra ajudam a diminuir os níveis de colesterol e triglicérides sanguíneos e, além disso, evitam problemas como diabetes, obesidade e problemas no coração.

Laranja

Além dos benefícios já conhecidos da laranja, ela também pode ser grande aliada ao combate do colesterol alto, pois possui substâncias antioxidantes que evitam a absorção do colesterol no intestino.

 

Com informações de: Bem Leve

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições