Conheça os alimentos que deixam dentes fortes e mais brancos

Alimentos que deixam dentes fortes e mais brancos

Atualizado: Terça-feira, 24 Setembro de 2013 as 1:51

Poucas pessoas se preocupam com os dentes quando voltam do dentista, outras já mantém uma rotina diária de cuidados com eles. Para dentes saudáveis, alguns alimentos possuem essa responsábilidade.

“Após comer um pirulito, mastigue uma castanha, e prefira comer a bisnaguinha com queijo”, diz a nutricionista Vanessa Pimentel, recomendando lanches com alimentos cariostáticos e anticariogênicos, como queijo, nozes, pipoca e hortaliças. 
 
Confira as dicas que a especialista listou e que devem estar no cardápio diário, garantindo saúde aos dentes.
 
Espinafre
Rico em fibras, o espinafre faz uma limpeza natural dos dentes, além de aumentar o fluxo salivar. Estudos mostram também que o ácido oxálico do espinafre pode interferir na absorção do cálcio presente em leites e seus derivados.
 
Maçã
A maçã é fibrosa e já limpa os dentes a cada mordida, além de estimular o fluxo salivar. 
 
Iogurte
Alimentos lácteos são ricos em proteínas, cálcio, fósforo e ácido láctico, que ajudam a combater bactérias e fortalecer os dentes. 
 
Morango
Morangos in natura são um prato cheio para quem quer manter os dentes brancos. A fruta contém ácido málico, um adstringente natural que ajuda a retirar manchas. Além da vitamina C, que ajuda a combater o acúmulo de placa.
 
Queijos
A caseína, um tipo de proteína encontrada principalmente no queijo, ajuda na reparação do esmalte dos dentes, junto com o cálcio e fósforo também presentes em produtos lácteos. Queijos duros, como o parmesão, são bons para o clareamento. Apenas um pedaço aumenta o fluxo de salivação que ajuda a eliminar restos de alimentos e neutraliza o pH da boca, que fica menos ácido e propenso à deterioração dos dentes. 
 
Salmão
Salmão tem cálcio e vitamina D, a dupla perfeita para dentes fortes e saudáveis.
 
Leite
Os produtos lácteos (leite, iogurte sem gordura) intensificam a remineralização dos dentes e contêm cálcio.
 
dentes brancos: AlimentosPêra
A fruta ajuda a eliminar o biofilme oral – placa bacteriana – já que é fibrosa e limpa os dentes naturalmente. A pera também aumenta o fluxo de saliva, que defende os dentes contra cáries e doenças da gengiva. 
 
Pepino
produzem saliva que, combinada com as fibras naturais dos alimentos, naturalmente limpa os dentes e remove bactérias.
 
Goma de mascar sem açúcar
Mascar gomas sem açúcar, por 15 a 20 minutos após as refeições e lanches é recomendado pelos dentistas. A goma adoçada com xilitol é um agente anticárie. O xilitol é um açúcar de cinco carbonos que não pode ser metabolizado pelas bactérias orais. Vinte minutos de mastigação parecem causar um aumento no ph salivar para mais de 5,5 vezes.
 
Castanha-do-Pará
Os óleos contidos na castanha do Pará ajudam a formar uma película sobre os dentes, reduzindo a capacidade das bactérias grudarem neles.
 
Brócolis
Brócolis contém ferro e cálcio, que juntos formam uma barreira que protege o esmalte dos dentes.
 
Nozes
As nozes também ajudam a formar uma película sobre os dentes.
 
Frango
O frango é um alimento cariostático, ou seja, que não contribui ao desenvolvimento da cárie.
 
Ovos
O ovo, assim como o frango, não ajuda na instalação da cárie no dente, sendo recomendado para consumo de quem quer deixa-lo forte e branco.
 
Gorduras
As gorduras também não contribuem para o aparecimento de cáries, pois formam uma película oleosa nos dentes.
 
Água
A ingestão de água, além de ser necessária para as funções vitais do organismo, é importante para o mecanismo de limpeza dos dentes.
 
Cenoura
Estimula a salivação, assim, mantêm a boca hidratada e ajuda a remover o biolfime oral – placa bacteriana.
              
Hortaliças em geral
As hortaliças cariostáticos e anticariogênicos, o que contribui para a saúde dos dentes.
 
 
 
Com informações de: Terra

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