Conheça os alimentos que deixam os dentes amarelados

Alimentos que deixam dentes amarelos

Atualizado: Terça-feira, 17 Setembro de 2013 as 10:44

Muitas pessoas sonham em ter dentes brancos. Alguns produtos bucais disponíveis no mercado ajudam a conquistar esse sonho, mas depende muito dos alimentos que consumimos.

Algumas frutas e legumes são responsáveis pelo amarelamento dos dentes. Saiba quem são eles:

Café
“Qualquer alimento rico em corante, seja natural ou artificial, pode causar manchamentos exógenos nos dentes. Isto é, manchas que vêm de fora”, explica a doutora Sandra Kalil Bussadori, cirurgiã-dentista e professora da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (EAP-APCD).
 
dentes amareladosRefrigerante
No caso dos refrigerantes, os piores são os de limão e os de cola, que, além de possuírem agentes pigmentantes, podem causar erosão ácida do esmalte, tornando-o mais poroso. 
“Como o esmalte é microporoso, os pigmentos também podem penetrar nas camadas mais superficiais”, detalha a doutora.
 
Vinho tinto
“Assim como o álcool, os cigarros, com filtro ou sem, e as drogas como o crack e a maconha também podem depositar pigmentos sobre os dentes, entre outros inúmeros malefícios”, alerta Sandra.
 
Chocolate
Doces como o chocolate, por conterem corantes, podem escurecer os dentes. “Os dentes escurecem principalmente por três motivos”, enumera a doutora Sandra. 
 
“Primeiro, pela deposição de pigmentos exógenos durante a vida – e, com o passar do tempo, se não houver limpeza, a deposição vai se intensificando. Segundo, por problemas na polpa dentária. Terceiro, pelo fato de que a dentina continua se formando durante toda a vida, e, como é esta estrutura que dá cor ao dente (o esmalte é translúcido), ele fica mais escuro.”
 
Legumes
Frutas como a amora e legumes como a beterraba também são prejudiciais ao sorriso branquinho. 
“Os alimentos ácidos fazem com que haja uma significante queda do pH bucal, favorecendo a desmineralização dos dentes. Se a escovação é realizada neste momento, você tem a associação da acidez juntamente com ação mecânica e abrasiva da escovação, o que acentua o desgaste dentário”, explica a dentista. 
 
 
Com informações de: R7
 

veja também