Conheça os benefícios de exercitar-se no meio aquático

Conheça os benefícios de exercitar-se no meio aquático

Atualizado: Terça-feira, 2 Agosto de 2011 as 11:57

Hidroginástica é uma palavra de origem grega, que significa ginástica na água. A água é diferente do ar, sob aspectos físicos tais como densidade, pressão hidrostática e temperatura. Essas características interferem diretamente na resposta do organismo humano para a atividade física que é exercida num meio aquático adequadamente aquecido.

A hidroginástica envolve a prática de determinados exercícios físicos neste meio aquático, e são valiosos os benefícios obtidos com a realização dos mesmos. A temperatura da água, considerada neutra, deve ser de 35 ºC, sendo que qualquer desvio pode produzir mudanças significativas no aparelho cardiovascular do praticante.

Ao imergirmos no meio aquático, nosso sangue é redistribuído através do corpo, em virtude da pressão hidrostática, causando um aumento do retorno do sangue venoso. Essa é a base para todas as modificações fisiológicas associadas à imersão, particularmente nos sistemas cardiovascular, muscular, esquelético e excretor.  Observa-se um aumento de 1/3 do desempenho cardíaco e uma redução média de 10 batimentos por minuto na frequência cardíaca.

Benefícios da hidroginástica:

- Aumento da circulação periférica.

- Aumento da força e da resistência muscular.

- Facilitação da movimentação das articulações.

- Melhora a consciência corporal, da autoconfiança, do equilíbrio e da musculatura respiratória.

- Redução da sensibilidade à dor e dos espasmos musculares.    

veja também