Conheça os benefícios do kiwi, rico em fibras e vitamina C

Conheça os benefícios do kiwi, rico em fibras e vitamina C

Atualizado: Quarta-feira, 30 Novembro de 2011 as 1:50

A escrita do seu nome, que leva as letras “k” e “w”, já dá a impressão de que não se trata de um alimento tão comum em terras brasileiras. Mesmo assim, apesar de exótico, graças aos seus valores nutritivos e um sabor para lá de azedinho o kiwi vem ganhando popularidade nas saladas de frutas e na preparação de sucos naturais no país.  

Além da cor verde que facilmente identifica o kiwi, uma de suas particularidades é a quantidade de vitamina C, cerca de três vezes maior do que existe em uma laranja. A substância atua no organismo de diversas maneiras, com benefícios que vão desde o fortalecimento do sistema imunológico, passando pela melhoria da saúde da pele até a sua função antioxidante – que combate os radicais livres e desacelera o envelhecimento das células.  

De acordo com a nutricionista Catia de Souza, outra vantagem dessa fruta de origem chinesa é a presença de uma boa dose de fibras, que ajudam a regular o trabalho do intestino e diminuem os níveis de mau colesterol se consumidas com frequência. Para aproveitar vantagens do tipo, Catia sugere a ingestão diária de uma unidade, que tem como benefício o baixo nível calórico. “São apenas 50 calorias a cada cem gramas”, contabiliza a nutricionista. É menos do que uma barrinha de cereal.

Se você, no entanto, não está acostumado a acrescentar o kiwi na sua dieta, saiba que as sementes da fruta são bem nutritivas. Por isso, evite desperdiçá-las. Elas oferecem uma substância chamada ácido alfa-linoleico, que facilita o transporte no organismo do ômega-3. Considerada uma gordura boa, o ômega-3 ativa a memória e ajuda na prevenção de doenças, podendo ser encontrada em peixes como salmão e atum, além de nozes e azeite, por exemplo.     

Para quem quiser experimentar a fruta, Catia aproveita para sugerir uma receita de kiwi com iogurte. A bebida é uma das melhores fontes de cálcio do cardápio. Nas versões com probióticos, as “bactérias do bem”, auxilia ainda na melhor absorção dos nutrientes pelo corpo.  

Batida de Iogurte com Kiwi

Ingredientes:

 450 ml de iogurte  150 ml de leite desnatado  2 colheres de açúcar mascavo  1 kiwi cortado em cubos

Preparo:

Bata o iogurte, o leite e o açúcar mascavo no liquidificador até atingir um ponto bem cremoso. Leve à geladeira e deixa gelar por 5 horas. Adicione o Kiwi em cubos e sirva gelado.

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