Conheça os benefícios do Stand up Paddle

Conheça os benefícios do Stand up Paddle

Atualizado: Quinta-feira, 30 Janeiro de 2014 as 10:18

Em algum lugar, você já deve ter ouvido falar sobre o Stand up Paddle. Praticado pelos famosos, a atividade é sucesso no verão e virou uma tendência. O Stand up Paddle permite que alguém fica em cima de uma prancha com um remo, indo de um lado para o outro no mar. 

O que talvez você não saiba é que a atividade aparentemente calma é, na verdade, um esporte completo que traz benefícios ao corpo e à mente. Conheça os benefícios.
 
Mantém a postura
Para a p´ratica do Stand up Paddle é necessário manter sempre a coluna ereta, pernas levemente flexionadas e abdômen contraído; dessa forma o esporte é totalmente seguro e ainda melhora sua postura em longo prazo, pois o abdômen é o principal responsável por preservar a coluna lombar.
 
stand up paddleDefine os músculos
Trabalha basicamente todos os grupamentos musculares do corpo. Durante a prática do esporte, utilizamos grupos situados em membros superiores (braços e tronco); membros inferiores (pernas); e o mais importante, o cérebro (córtex). O abdômen estabiliza todo o corpo em uma série de movimentos. Por isso, ajuda a definir a barriga.
 
Traz coordenação motora
A parte responsável pela a coordenação é o córtex, situado no cérebro. Para obtermos uma locomoção mais efetiva com menos gasto energético no Stand up Paddle é necessário associar pernas, tronco e braços, utilizando esses membros ao mesmo tempo contraindo diferentes grupos musculares situados em todo nosso corpo. Logo, a atividade é ideal para melhorar sua coordenação motora.
 
Protege o coração
Quando estamos praticando o SUP, a circulação sanguínea aumenta e, consequentemente, o batimento cardíaco e a frequência respiratória são alterados. Dessa forma conseguimos trabalhar o sistema cardiovascular, prevenindo grandes disfunções como AVE (acidente vascular encefálico), que acarreta alterações na fala, coordenação, equilíbrio, locomoção, etc.
 
 
Com informações de: Sua dieta

veja também