Conheça os seis sintomas que podem apresentar doença

Sintomas que podem apresentar sinal de doença

Atualizado: Segunda-feira, 30 Setembro de 2013 as 7:37

Apesar de ser normal, muitas vezes a queda de cabelo pode apresentar sinais não saudáveis do corpo. Outros sintomas como pele manchada, alterações na unha e na balança, são alguns dos sintomas de que a saúde não vai bem.

 
"O diagnóstico de uma doença pode sair de uma lesão na pele, alterações nas unhas ou nos fios", diz a dermatologista Tatiana Gabbi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 
Esses sintomas podem indicar, como por exemplo, distúrbios na tireoide, anemia, diabetes e outros males. "Não é preciso alarde. O importante é ficar de olho nos sinais e visitar regularmente seu médico", diz o clínico geral Paulo Camiz, professor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Veja as recomendações de acordo com o sintoma.
 
1. Queda de cabelo
 
Queda: "É normal perder de 100 a 200 fios por dia", diz Tatiana. "A queda de cabelo pode indicar anemia, doenças na tireoide e até estresse. Menos frequente, pode ser sinal de lúpus ou sífilis", completa a dermatologista.
 
Cabelo ralo: Está notando diferença no volume dos fios e enxerga o couro cabeludo? "Associado com acne, seborreia e pelos no rosto, isso pode ser um indicativo de síndrome do ovário policístico", diz Tatiana.
 
2. Pele manchada
 
Temos que ficar atentas a tudo que se manifesta na nossa pele. Segundo Tatiana, manchas escuras e com textura aveludada, que geralmente surgem no pescoço, axila e virilha podem ser sinais de resistência à insulina ou diabetes. Já manchas claras podem ser causadas por excesso de sol ou por fungos. "As clarinhas também podem indicar vitiligo ou hanseníase", explica Tatiana.
 
sintomas3. Alterações na unha
 
De olho: "Unhas azuladas e com a curvatura mais acentuada são possíveis sinais de problemas pulmonares, como enfisema e bronquite", diz Tatiana. "Quando a parte branca, próximo à cutícula, avança, pode ser sinal de doença renal", diz Camiz.
 
Tamanho das garras: Se as unhas estão com o crescimento muito lento pode ser sinal de alteração metabólica, como diabetes, ou pode haver algo de errado com seus hormônios.
 
Sinal amarelo: Nem sempre unhas fracas têm a ver com a falta de vitaminas. De acordo com a dermatologista, isso pode ser resultado de contato com produtos de limpeza ou de traumatismos, como digitar.
 
4. Alterações na balança
 
Se mesmo controlando a alimentação o seu peso só aumenta - o que também é um golpe para a autoestima -, é hora de olhar como andam seus hormônios! "Ganho excessivo de peso, assim como a perda, pode indicar distúrbios na tireoide, mas também pode ser efeito colateral de remédios, que diminuem a taxa de metabolismo do corpo", diz o clínico geral Camiz. Procure seu médico.
 
5. Ai, que cansaço!
 
É natural que bata aquela vontade de se jogar no sofá após um dia corrido. Mas fique alerta se a sensação de desânimo e a cara de acabada estão frequentes. "Hoje em dia, o quadro de cansaço está muito relacionado a doenças psiquiátricas, como a depressão, mas pode também ser fonte de outros males, como anemia e distúrbios na tireoide", afirma Camiz. Repare nos sinais do seu corpo, ok?
 
6. Abra o bocão
 
Apesar de o alerta não ser estético, vale ficar atenta. Quando a língua deixa de ter o aspecto rugoso, pode estar faltando nutrientes. Segundo Camiz, isso é sinal de carência de vitamina B12 e de ferro.
 
 
Com informações de: M de Mulher
 

veja também