Conhece o câncer de peritônio?

Entenda o câncer de peritônio

Atualizado: Terça-feira, 2 Outubro de 2012 as 11:44

Vamos explicar e tirar todas as dúvidas sobre o câncer de peritônio, a doença provocou o falecimento da  apresentadora de televisão Hebe Camargo no último dia 29 de Setembro.

Segundo médico Selmo Minucelli, hematologista e oncologista da CDPI (Clínica de Diagnóstico por Imagem), o peritônio é a membrana que reveste o interior das cavidades abdominais e pélvicas. Ele recobre e protege uma porção de órgãos do interior dessas cavidades, como o estômago, os intestinos e os ovários. “Toda essa camada é permeada por gânglios, unidades do sistema linfático que servem como um quartel às células de defesa”, explica o especialista.

Minucelli afirma que Hebe Camargo teve um câncer primário no peritônio, ou seja, ele não é proveniente de um câncer de outro órgão e que foi alastrado para o peritônio. O especialista afirma queeste tipo de câncer nem sempre apresenta sintomas. “Porém, quando a doença progride e desenvolve nódulos, causa normalmente dor abdominal, acúmulo de líquido, aumento do volume do abdome, dificuldade para os alimentos ingeridos circularem pela região, dificultando a digestão e, consequentemente, causando emagrecimento e fraqueza.”, revela o médico da CDPI. Como, para qualquer tipo de câncer, quanto mais cedo é feito o diagnóstico, mais positiva é a resposta ao tratamento, a ausência de sintomas pode agravar ainda mais as estatísticas positivas de tratamento.

veja também