Constipação intestinal: um sintoma ou uma doença?

Constipação intestinal: um sintoma ou uma doença?

Atualizado: Terça-feira, 5 Outubro de 2010 as 9:21

Muita gente tem dificuldade para ir ao banheiro. Chega a 20% os incomodados.  Entre os que fazem dietas, de uma maneira geral, a incidência é muito maior, mas as mulheres são as campeãs.

O erro inicial é pensar que a ida ao banheiro diariamente seria a única condição de normalidade. Mas, o que as pessoas desconhecem é o fato de que a freqüência normal das  evacuações pode variar de três vezes ao dia a três dias por semana.

Do ponto de vista médico, consideramos constipação intestinal quando a freqüência ou a quantidade de evacuações é reduzida,  quando há necessidade de força excessiva para evacuar, quando as fezes são fragmentadas ou endurecidas e quando há sensação de evacuação incompleta ou de obstrução ao evacuar.

Por si só, a constipação intestinal não é uma doença, mas um sintoma que geralmente revela alterações funcionais do intestino. Na maioria das vezes, são os nossos maus hábitos alimentares e o nosso estilo de vida que influencia o nosso ritmo intestinal. Entretanto, algumas vezes, a constipação pode servir de alerta para patologias de gravidade variável e até então não diagnosticadas como diverticulite, síndrome do intestino irritável e até o câncer do intestino.

veja também