Consuma alimentos que hidratam o corpo e recuperam a força perdida nos dias quentes.

Conheça os alimentos que hidratam o corpo

Atualizado: Quarta-feira, 13 Março de 2013 as 7:38

Devido as altas temperaturas durante a época mais quente do ano, a tendência é que nosso corpo fique desidratado, precisando repor liquidos que nosso corpo perde. “Eles podem ser incorporados diariamente em todas as refeições”, indica Jackeline Queiroz, nutricionista clínica do consultório Jackeline Queiroz, de São Paulo.

Com isso, conheça 13 alimentos que devem ser incluídos em nossas refeições para garantir hidratação e bom funcionamento do organismo.
 
Abóbora
Quando cozida, a abóbora possui em sua composição 86% de água. Nessa versão, a hortaliça é rica em fibras, fósforo e potássio, que ajudam a manter o ritmo cardíaco e fortalecer os músculos. 
 
Abobrinha italiana 
Composta por 93% de água, a abobrinha italiana também é uma boa opção para hidratar o corpo. Além disso, o alimento é rico em fósforo e potássio.
 
Cenoura
O item cru, além de ser muito saboroso, possui 90% de água em sua composição, além de conter carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, fósforo e potássio. 
 
Tomate
A fruta crua contém 95% de água, além de fibras, magnésio, manganês, fósforo, potássio, cobre, zinco, vitamina C e carotenoides, nutrientes que são ainda melhor aproveitados se as sementes não forem retiradas. O tomate ainda é rico em licopeno, substância que ajuda a combater os radicais livres do organismo. 
 
Pepino
Pepino cru em rodelas também é indicado para quem quer deixar o organismo hidratado. Ele possui 96% de água, além de fósforo e potássio. 
 
Morango
Muito requisitado em sobremesas, o morango é uma excelente fonte de vitamina C, além de ser rico em fibras e conter 92% de água em sua composição.
 
Abacaxi 
Rica em vitamina C, a fruta é composta por 87% de água. Também presente no abacaxi, a bromelina é uma substância que auxilia muito na digestão, o que torna o alimento uma boa opção como sobremesa ou suco. 
 
Pêssego
Um pêssego médio tem 89% de água. Com quantidades significantes de vitamina A em sua composição, a fruta ainda ajuda na prevenção de problemas relacionados à pele e à visão. 
 
Framboesa
Famosas pela presença de substâncias antioxidantes, as framboesas também são excelentes quando o assunto é hidratação. Numa porção com 100 gramas há 87% de água.
 
Alface
A alface é a folha que mais traz benefícios de hidratação ao corpo, ao mesmo tempo em que é pouco calórica. Uma xícara (de chá) de alface picada, por exemplo, tem 96% de água e apenas dez calorias. 
 
Rabanete
Outro aliado da saúde, o rabanete é fonte de cálcio, ferro, potássio e vitaminas C, B1 e B2. Ele ainda ajuda no processo digestivo, previne o organismo de infecções e purifica o sangue, os rins e a bexiga, tudo isso enquanto hidrata o organismo. 
 
Repolho
Com 93% de água em sua composição, o repolho é uma rica fonte de potássio, cálcio, fósforo e ainda tem vitaminas A e C. Auxiliando no emagrecimento e na digestão, uma xícara (de chá) do vegetal picado tem apenas 15 calorias e ainda ajuda na queima de gorduras e no combate ao colesterol. 
 
Melancia 
Com 92% de água em sua composição, a fruta refrescante e doce possui, entre seus nutrientes, licopeno e glutationa, responsáveis por proteger o organismo da oxidação celular. 
 
Com informações de: Terra

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