Consumindo alimentos saudáveis com preços baixos

Veja como consumir alimentos saudáveis com preços baixos

Atualizado: Quarta-feira, 22 Agosto de 2012 as 9:02

Manter uma alimentação balanceada não é tarefa fácil, mas fazer uma lista de supermercado saudável caber no orçamento é ainda mais complicado. Pensando nisso, a organização sem fins lucrativos Environmental Working Groups examinou mais de mil tipos de alimentos e determinou aqueles que, além de terem os menores índices de pesticidas e ingredientes artificiais, possuem também preços razoáveis. O resultado foi publicado no livro Good Food on a Tight Budget (boa comida em um orçamento apertado, em tradução livre), lançado esta semana nos Estados Unidos. As informações são do jornal inglês The Huffington Post.
Os pesquisadores recomendam que para manter uma alimentação saudável é preciso se planejar, cozinhar em casa, evitar comida processada e plantar os próprios vegetais. O nutricionista da instituição, Dawn Undurraga, afirmou que é possível ter acesso a produtos de boa qualidade por valores razoáveis. "Colocar boa comida na mesa por US$ 5 ou US$ 6 por dia como orçamento é difícil, mas é possível", concluiu.
Entre os alimentos listados, que ficaram na média entre os registros de menores níveis de pesticidas associados aos preços mais baixos, estão: em primeiro lugar, o brócolis, seguido pelo alface, cenoura, cebolinha, cebola, batata, repolho, salsa, tomate, brotos de alfafa, couve, folhas de mostarda e abóbora.

veja também