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Saúde

Consumir arroz e feijão todos o dias pode ajudar a emagrecer

Dupla saudavel promove sensação de saciedade e previne doenças

Fonte: Guiame, com informações de r7Atualizado: terça-feira, 26 de maio de 2015 15:38
arroz e feijão
arroz e feijão

A tradicional dupla de arroz e feijão pode trazer gramdes beneficios, como ajudar no emagrecimento. Assim como cqualquer outro alimento, a recomendação número um é não exagerar. Quando consumimos de maneira equilibrada, a mistura fornece os nutrientes e a energia necessários para o bom funcionamento do organismo, alerta a nutricionista Débora Poletini Ferreira, da rede de hospitais São Camilo, em São Paulo.

"O arroz e o feijão juntos promovem uma sensação de saciedade, regulando o apetite e auxiliando no processo de emagrecimento. Para não cometer exageros, a proporção ideal é de três porções de arroz para uma de feijão.

A recomendação alimentar do Ministério da Saúde recomenda a ingestão de arroz e feijão todos os dias, já que o consumo diário desses alimentos também ajuda a prevenir doenças, como problemas cardiovasculares, diabetes, câncer de cólon e o mau funcionamento do intestino.

A absorção de açúcares e gorduras. Mas os benefícios não param por aí. Do ponto de vista nutricional, o arroz com feijão é uma combinação perfeita, garante a nutricionista Maria Elisabeth Machado, do CRN-3 (Conselho Regional de Nutricionistas de São Paulo e Mato Grosso do Sul).

"Oarroz é pobre em aminoácidos lisina, que estão presentes no feijão. Já o feijão não apresenta o aminoácido metionina, que é abundante no arroz. Assim, essa combinação tipicamente brasileira forma uma proteína de alta qualidade nutricional.

Além das proteínas, o arroz oferece carboidratos, vitaminas do complexo B, ferro, é um alimento de fácil digestão e raramente provoca alergias. O feijão, por sua vez, contém mais proteína do que qualquer outro alimento de fonte vegetal, sendo fonte de vitaminas do complexo B, ferro, potássio, zinco e outros minerais essenciais, enumera Débora.

Para deixar a refeição ainda mais saudável e nutritiva, as especialistas orientam incluir uma porção de proteína, que pode ser carne vermelha, frango, peixe ou ovo, e ainda legumes e verduras, de acordo com a preferência de cada paladar.

Já na alimentação de crianças e adolescentes, a tradicional combinação brasileira é ainda mais importante, já que fornece boa quantidade dos nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento, diz a nutricionista do São Camilo.

"A combinação é totalmente indicada para crianças e já pode ser introduzida a partir dos seis meses em forma de papa. Nas fases pré-escolar e escolar, o arroz e feijão devem ser oferecidos inteiros para estimular a mastigação. Além disso, é importante educar as crianças para consumir alimentos menos refinados, sendo uma boa opção o arroz integral.

Débora avisa que o arroz integral possui mais nutrientes e minerais e menos carboidratos que a versão branca ou polida.

 

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