Consumir leite regularmente previne contra câncer no intestino

Consumir leite regularmente previne contra câncer no intestino

Atualizado: Terça-feira, 18 Janeiro de 2011 as 8:07

Cientistas neozelandeses descobriram que tomar leite todos os dias ajuda a evitar câncer no intestino. Com a descoberta, os médicos esperam reforçar programas de consumo regular do alimento nas escolas.

Os pesquisadores, do Centro Epidemiológico de Câncer Hugh Adam, da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, avaliaram informações sobre dois grupos de pessoas com a mesma idade, nascidas entre 1938 e 1953. Enquanto uma parte dos pesquisadores tinha sido diagnosticada com o câncer, a outra não sofria com a doença.

Segundo Brian Cox e Mary Jane Sneyd, autores do estudo, o risco de câncer no intestino era 30% menor naqueles que beberam leite na escola diariamente. O risco foi ainda menor entre aqueles que beberam mais de 600 litros de leite durante o período escolar.

O responsável por proteger o corpo contra a doença foi o cálcio, segundo Cox, mas os pesquisadores ainda irão investigar as razões que explicam precisamente por que o leite reduziu o risco do câncer na idade adulta.

Estudos anteriores já tinham provado que o consumo de cálcio por adultos reduzia o risco de câncer, mas nenhum levantamento tinha avaliado os efeitos em crianças, segundo os autores.

- O estudo deve encorajar programas que focam a prevenção do câncer de intestino e a saúde global durante a infância.

veja também