Consumir manga ajuda no combate câncer de cólon e mama

Consumir manga ajuda no combate câncer de cólon e mama

Atualizado: Quarta-feira, 23 Novembro de 2011 as 2:04

Considerada a rainha das frutas tropicais, a manga é uma fruta cheia de sabor e benefícios para a saúde. A boa notícia é que, segundo pesquisas recentes, ela também é eficaz contra o câncer do cólon e de mama, e por isso, não deve ficar de fora do seu cardápio.

A Cooperativa de Investigação em Alimentos da Universidade do Texas A&M, nos Estados Unidos, analisou cinco tipos da fruta com a finalidade de determinar o seu valor nutricional. Em meio a pesquisa, os cientistas descobriram que a manga é rica em propriedades que agem contra as células cancerosas, principalmente, que detêm o crescimento das células responsáveis pelo câncer de cólon e de mama.

Os especialistas explicaram que a capacidade antioxidante da manga é cerca de quatro vezes menor da que a da uva. Porém, em compensação, a sua atividade contra o câncer é muito mais efetiva. O teste foi feito com a utilização de extratos de polifenois da fruta – extratos naturais encontrados na planta - combinados à células de cânceres do cólon, de mama, de pulmão, leucemia e próstata.

Os polifenóis da manga também surtiram um efeito positivo no combate das células cancerosas do pulmão, da próstata e de leucemia. No entanto, os cientistas afirmaram que os este tipo de substância age melhor em células doentes do intestino e do seio. De acordo com a nutricionista Débora Villar, do Rio de Janeiro, o que acontece é que alguns dos polifenóis não são absorvidos pelo intestino delgados. “Sua ação acontece no intestino grosso. Por isso a eficácia no cólon”, explica.

Outra novidade é que os polifenóis presentes na manga evitam a que os radicais livres prejudiquem o código genético, o DNA. “Assim, evitam que os estragos causados pelo câncer sejam maiores, além de ajudar a aniquilar as células defeituosas sem prejudicar as células saudáveis”, diz Débora.

veja também