Consumir mel, ajuda a aliviar a tosse e sono de pessoas com gripe. Saiba mais

Mel é um ótimo aliado para tosse e sono de pessoas gripadas

Atualizado: Segunda-feira, 4 Março de 2013 as 1:05

 

Desde de os tempos de nossos avós, sabemos das propriedades e benefícios do mel. Vale ressaltar que, além de delicioso, o mel é indicado para adoçar as refeições, uma fonte de energia e um bom alívio para tosse e sono de pessoas com gripe.
 
Segundo o otorrinolaringologista, Dr. Tanit Sanchez, usar o mel contra a tosse não é mito: realmente funciona, principalmente se a tosse for mais seca. Isso acontece porque o mel consegue proteger as mucosas da garganta e melhorar a irritação.
 
A combinação do mel com o abacaxi, para doenças respiratórias agudas, é ainda mais eficiente por causa da bromelina, substância derivada da fruta.
 
Um estudo feito com crianças comprovou que o mel pode ser eficaz também na melhora do sono de pessoas que têm gripe porque ajuda a reduzir a inflamação e o inchaço na garganta.
 
O mel tem quase a mesma quantidade de calorias do açúcar e, por isso, deve ser consumido com moderação. Além disso, tem também potássio, cálcio e ferro. embora seja um produto natural, também tem contraindicações e não deve ser consumido por pessoas com diabetes, dores de estômago ou refluxo porque pode piorar o efeito dessas doenças e até agravar uma tosse eventual, como alertou a otorrinolaringologista Tanit Sanchez.
 
Crianças com menos de 1 ano também devem evitar o consumo de mel, principalmente se ele não tiver uma procedência confiável, já que elas ainda não têm o sistema imunológico totalmente formado.
 
É importante não confundir o mel com a glucose de milho. Muitas vezes, estão disponíveis no mercado produtos que parecem mel, mas na verdade são alimentos à base dessa substância, que também leva açúcar em sua composição.
 
Aprenda a fazer um suco de abacaxi com hortelã, indicado para tosse:
 
Suco de abacaxi com hortelã (bom para a tosse)
 
Ingredientes
 
3 fatias de abacaxi
10 folhas de hortelã
1 copo de água ou água de coco
1 colher de sopa de mel
 
Modo de preparo
 
Bata os ingredientes no liquidificador e acrescente o mel
 
Com informações de: G1

veja também