Consumir queijo, ajuda a proteger os dentes contra cáries.

Queijo ajuda a previnir cáries

Atualizado: Sexta-feira, 7 Junho de 2013 as 7:53

Um pedaço de queijo pela manhã, no almoço ou em outra hora do dia, faz muito bem aos nossos dentes. É o que revela um estudo realizado pela Academy of General Dentistry, dos EUA, que o consumo de leite 
e outro produtos lácteos, podem ajudar a proteger os dentes contra as cáries. Esses alimentos aumentam o pH da boca e previnem o aparecimento da condição bucal. Os dados foram divulgador pela revista General Destistry.
 
O estudo recrutou 68 indivíduos na faixa etária de 12 a 15 anos, e os autores analisaram o pH da placa dental na boca dos voluntários antes e depois do consumo de queijo, leite ou iogurte sem açúcar.
 
Um nível de pH inferior a 5,5 coloca uma pessoa em risco de erosão dentária, processo que desgasta o esmalte do dente. "Quanto maior o nível de pH acima de 5,5, menor a chance de desenvolver cáries", explica o autor do estudo Vipul Yadav.
 
Os colaboradores foram divididos em grupos. O primeiro grupo a comer queijo cheddar, o segundo grupo a beber leite, e o terceiro grupo para comer iogurte sem açúcar.
 
Cada grupo consumiu o seu produto durante três minutos e, em seguida beberam água. Os investigadores mediram o nível de pH da boca de cada participante 10, 20 e 30 minutos após o consumo.
 
 Queijo ajuda a previnir cáriesOs grupos que consumiram leite e iogurte sem açúcar não experimentaram mudanças nos níveis de pH em suas bocas. Já os participantes que comeram queijo, contudo, mostraram aumento rápido nos níveis de pH, em cada intervalo de tempo, o que sugere que o queijo tem propriedades anticárie.
 
O estudo indicou que o aumento dos níveis de pH após o consumo de queijo pode ter ocorrido devido ao aumento da produção de saliva, o que poderia ser causado pela ação de mastigar. Além disso, vários compostos encontrados no queijo podem aderir ao esmalte dos dentes e proteger ainda mais contra o ácido.
 
Os responsáveis acreditam que produtos lácteos são uma opção saudável para lanches ricos em carboidratos e açúcar, eles também podem ser considerados uma medida preventiva contra a cárie.
 
 
 
 
 
 
 
Com informações de: ISaúde

veja também