Consumo agudo de cafeína não melhora o desempenho esportivo de homens jovens

Consumo agudo de cafeína não melhora o desempenho esportivo de homens jovens

Atualizado: Quarta-feira, 28 Julho de 2010 as 9:02

Muitos atletas acreditam que o consumo da cafeína poderia melhorar o seu desempenho esportivo.No entanto, esta afirmação não parece ser verdadeira.

Um estudo teve como objetivo principal avaliar o efeito do consumo agudo de cafeína sobre o desempenho durante exercícios físicos aeróbicos.Foram avaliados 15 indivíduos do sexo masculino, com idade média de 22  anos, que realizaram testes de esforço  com cargas progressivas em esteira rolante, para determinação do consumo máximo de oxigênio (VO2máx) e limiares ventilatórios.

Cada voluntário realizou três testes submáximos em intensidade, sendo orientados a permanecer em exercício até a exaustão. Trinta minutos antes de cada teste submáximo, foram ingeridos 250ml de uma das bebidas compostas por: café com adoçante (CAD), café com açúcar (CA) e café descafeinado com adoçante (CD).

Durante o exercício, os indivíduos foram monitorados pelo ergoespirômetro e frequencímetro (aparelho que mede os batimentos cardíacos).O desempenho físico foi verificado pelo tempo de exercício.Os autores do estudo concluíram que a cafeína, independente de sua  forma de consumo, não aumentou o desempenho físico de indivíduos jovens do sexo masculino.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também