Consumo de carne vermelha e gordurosa cai 15,8% no país

Consumo de carne vermelha e gordurosa cai 15,8% no país

Atualizado: Quarta-feira, 7 Abril de 2010 as 12

A quantidade de brasileiros que costuma consumir carne vermelha e gordurosa ou pele de frango caiu 15,8% nos último três anos de acordo com pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo Ministério da Saúde. Em 2009, apenas 33% dos brasileiros entrevistados responderam ter o hábito de consumir esse tipo de alimento.

De acordo com a coordenadora geral de Doenças e Agravos Não-transmissíveis do ministério, Deborah Malta, a redução do consumo de carne vermelha e gordurosa é resultado das políticas de incentivo a alimentação saudável, que conscientizam a população quando ao consumo de vegetais e carnes leves.

Apesar disso, a pesquisa destaca que o dinamismo do brasileiro ainda atrapalha as alimentações saudáveis. Um dos destaques foi o consumo do pelo menos cinco vezes por semana, que caiu de 71,9%, em 2006, para 65,8% em 2009.

"Tem reduzido o percentual de pessoas que almoçam em casa ou preparam sua refeição, e assim as pessoas acabam optando por alimentos mais práticos e, geralmente, mais gordurosos, como os pré-cozidos, enlatados ou mesmo os fast-foods", afirmou Deborah.

O estudo foi feito com base em entrevistas telefônicas 54.367 pessoas.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também