Consumo de leite pode prevenir mortes por doenças crônicas, diz estudo

Consumo de leite pode prevenir mortes por doenças crônicas, diz estudo

Atualizado: Segunda-feira, 27 Julho de 2009 as 12

Tomar leite diariamente pode reduzir de 15% a 20% suas chances de morrer por problemas cardiovasculares, como doença coronariana cardíaca e derrame, segundo estudo da Universidade de Reading, no Reino Unido. De acordo com os pesquisadores, o leite tem sido, muitas vezes, retratado na mídia como um alimento pouco saudável, mas ele possui diversos benefícios.

Revisando os resultados publicados de 324 estudos sobre o consumo de leite e preditores de doença cardíaca, derrame e diabetes, os pesquisadores notaram que, considerando o número de mortes por doença coronariana cardíaca, derrame e câncer colorretal, "há forte evidência de uma redução geral no risco de morrer de doenças crônicas, por causa do consumo de leite".

"Enquanto o crescimento e a saúde óssea são de grande importância para a saúde, são os efeitos do consumo de leite e laticínios sobre as doenças crônicas que são de maior relevância para a sobrevivência e para a redução da morbidade", explicaram os pesquisadores. Porém eles alertam para a urgência de mais pesquisas para entender os mecanismos associados.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também