MENU

Saúde

Consumo de peixe pode reduzir risco de depressão

Segundo estudo, peixe contém ácidos graxos que podem modificar a atividade da dopamina e serotonina, neurotransmissores, possivelmente, envolvidos com a depressão

Fonte: Guiame, com informações de GQAtualizado: terça-feira, 15 de setembro de 2015 às 14:30
Peixe
Peixe

Mais um benefício com relação ao consumo de peixe para a saúde. Uma pesquisa realizada por pesquisadores chinês no Departamento de Epidemiologia e Saúde da Universidade de Qingdao, em Shandong, na China, revelou que o peixe pode reduzir os riscos de depressão. Foram analisados 26 trabalhos anteriores que abordaram o tema e reuniram 150.278 participantes. Dez deles foram conduzidos na Europa, sete na América do norte e o restante na Oceania, Ásia e América do Sul.

Os estudo feitos no Velho continente mostraram que consumidores ávidos de peixe tinham 17% menos chances de ter depressão em comparação com pessoas que comiam o pescado esporadicamente.

Foi constatado que homens que comiam mais do pescado corriam risco 20% menor de se tornarem depressivos do que seus companheiros que botavam ingeriam o peixe com pouca frequência. No caso das mulheres, o risco de depressão diminuía 16% entre as fãs de peixe em comparação com aquelas que tinha dieta avessa ao pescado.

De acordo com os pesquisadores chineses, o poder antidepressivo do peixe não ficou tão comprovado assim fora da Europa por um simples motivo. "Como houve um número menor de participantes nas pesquisas dos outros continentes, não foi possível alcançar uma significância estatística", explica ao site Live Science Fang Li, o autor do estudo.

As pesquisas realizadas não comprovaram com exatidão como o peixe pode prevenir a depressão, mas sugere que o alimento tem elementos que podem ajudar a combater a doença. Tanto o ômega-3, capaz de alterar a estrutura das membranas celulares do cérebro, quanto outros ácidos graxos encontrados no alimento podem modificar a atividade da dopamina e serotonina, neurotransmissores, possivelmente, envolvidos com a depressão, segundo os cientistas chineses.

Foi levado em consideração ainda que o alto consumo de peixe também pode estar relacionado à uma dieta mais saudável e melhor estado nutricional, o que pode contribuir para o menor risco de depressão.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições