Consumo de refrigerantes com açúcar pode afetar o pâncreas

Consumo de refrigerantes com açúcar pode afetar o pâncreas

Atualizado: Segunda-feira, 22 Março de 2010 as 12

O consumo de refrigerantes foi um fator criteriosamente analisado e relevante em um estudo publicado em Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention. Os pesquisadores verificaram que o consumo de refrigerantes que contêm açúcar, duas ou mais vezes por semana, pode aumentar o risco de desenvolver câncer pancreático.

O pâncreas é um orgão do aparelho digestivo que produz diversas enzimas envolvidas no processo de digestão, e ainda, secreta  a insulina - hormônio que permite a entrada do açúcar nas células.

O câncer no pâncreas apresenta alto índice de mortalidade. Normalmente apenas 5% dos diagnosticados sobrevivem por mais de cinco anos.Este estudo aconteceu na China, onde foram acompanhados homens e mulheres durante quatorze anos. Nesse período, 140 casos de câncer de pâncreas foram diagnosticados entre 60.524 participantes do estudo. As pessoas que consumiam refrigerantes açucarados 2 ou mais vezes por semana apresentaram um risco para a doença 87% maior, comparadas aos indivíduos que não consumiam.

O autor do estudo, Mark Pereira, professor adjunto na Escola de Saúde Pública da Universidade de Minnesota, acredita que o alto nível de açúcar destas bebidas pode aumentar o nível de insulina no organismo e contribuir para o crescimento de células cancerígenas no pâncreas. O pesquisador ressalta que os resultados são biologicamente plausíveis, porém o estudo ainda não é conclusivo.Segundo o que preza os hábitos saudáveis, o consumo de refrigerantes deve ser controlado e eventual, atitude preventiva que pode proteger a saúde, diz o pesquisador.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também