Consumo de soja protege contra doença pulmonar, sugere estudo

Consumo de soja protege contra doença pulmonar, sugere estudo

Atualizado: Segunda-feira, 29 Junho de 2009 as 12

Pessoas que comem produtos à base de soja têm melhor função pulmonar e são menos propensas a desenvolver doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), segundo estudo da Universidade de Tecnologia Curtin, na Austrália.

A doença pulmonar obstrutiva crônica é caracterizada por um declínio progressivo na função pulmonar, causada, em 90% dos casos, pelo hábito de fumar por muitos anos. A condição engloba a bronquite crônica e o enfisema pulmonar.

Avaliando 300 pacientes com a doença em seis hospitais japoneses e 340 pessoas saudáveis de mesma idade, os pesquisadores descobriram que o consumo da soja estava positivamente associado à função pulmonar, e inversamente associado ao risco de DPOC.

De acordo com os autores, "tem sido sugerido que os flavonoides dos alimentos de soja agem como um agente anti-inflamatório no pulmão, e pode proteger os fumantes contra os carcinogênios do tabaco". Porém mais estudos seriam necessários para entender o mecanismo biológico por traz desse efeito dos alimentos à base de soja.

veja também