Controlando a cistite

Controlando a cistite

Atualizado: Quinta-feira, 4 Fevereiro de 2010 as 12

No title A cistite é a inflamação da bexiga e apresenta sintomas de ardência e dor ao urinar, febre e, em alguns casos extremos, sangue na urina.

Algumas medidas para combatê-la:

Faça a higiene sempre da frente para trás. Não use o chuveirinho do bidê. Evite usar banheiros sujos, tomar banho em rios e lagoas. Tome três litros de líquido por dia. Esvazie a bexiga freqüentemente. Não retenha a urina por mais de três horas. Evite os irritantes vesicais, como cigarro, álcool, chá e café. Tome habitualmente vitamina C ou suco de laranja (torna a urina ácida). Se estiver grávida, evite banhos de imersão. Não fique com a roupa de praia molhada por muito tempo. Faça exames regularmente se tiver diabetes. Toda grávida deve fazer uma cultura da urina. Importante

A cultura da urina identificará o gérmen causador da cistite, o que permitirá faze um diagnóstico preciso e usar o antibiótico correto. A coleta de urina sempre deve ser feita com um tampão vaginal, o que evitará a mistura de muco na amostra. Diante de qualquer sintoma, procure seu médico clínico.  

veja também