Coquetel de remédios se mostra promissor contra hepatite C

Coquetel de remédios se mostra promissor contra hepatite C

Atualizado: Sexta-feira, 1 Abril de 2011 as 10:59

Um coquetel de três medicamentos, incluindo uma nova droga, o Boceprevir, se revelou mais eficiente que as atuais terapias contra a hepatite C, revela um estudo clínico divulgado na quarta-feira (30).

"Este estudo representa um progresso notável. Potencialmente, será possível curar pessoas com hepatite C que não respondem às terapias já existentes", assinala Stuart Gordon, um dos encarregados do serviço de hepatologia do hospital Henry Ford de Detroit (Michigan) e um dos autores do estudo.

"Em breve vamos dispor de um novo tratamento padrão para pacientes com hepatite C", destacou Gordon, assinalando que o estudo abre caminho para "uma nova era de desenvolvimento de antivirais para tratar a hepatite C".

Os resultados dos testes clínicos serão publicados na revista especializada New England Journal of Medicine em 31 de março.

Durante a pesquisa, os médicos analisaram mais de mil pacientes, em vários países, e compararam a nova terapia à antiga, que emprega apenas duas drogas, o Peginterferon e a Ribavirina (Rebetol).

Um grupo de controle recebeu apenas Peginterferon e Ribavirina durante 44 semanas, enquanto um segundo grupo obteve o mesmo tratamento acrescido do Boceprevir durante 32 semanas.

Um terceiro grupo foi tratado com as três drogas durante 44 semanas.

Os participantes dos dois grupos tratados com Boceprevir mostraram taxas bem mais elevadas de resposta viral firme, com o desaparecimento do vírus do sangue.

A taxa foi de 59% e 66% nos grupos 2 e 3, respectivamente, contra 21% no grupo de controle.  

veja também