Corra para não sofrer com a menopausa

Corra para não sofrer com a menopausa

Atualizado: Sexta-feira, 8 Fevereiro de 2008 as 12

Menopausa! Muitas mulheres se arrepiam só de ouvir falar nisso. Afinal, alguns problemas como a osteoporose, depressão e ondas de calor, e a necessidade da reposição hormonal, costumam estar associados a isso. Mas a boa notícia é que a prática de exercícios como a corrida pode amenizar e até mesmo anular esses sintomas.

Por volta dos 50 anos, depois de muitos "menstruando", os ovários param de ovular. É então que se entra na famosa menopausa (meno = menstruação, pausa = parada). E é nessa transição que muitas mulheres passam a sofrer com calor excessivo, depressão, problemas cardio-vasculares e a osteoporose.

"A atividade física é importante em qualquer época da vida, pois melhora a circulação, a oxigenação dos órgãos e fortalece a musculatura", diz o ginecologista e obstetra, Dr. Roberto Yamato. "E tudo isso tende a refletir beneficamente durante a menopausa. Uma musculatura e ossos mais fortes diminuem os riscos de quedas, por exemplo", completa.

Além disso, a corrida, assim como qualquer atividade física, libera a endorfina, o hormônio da felicidade. E a fabricação desse hormônio diminui a probabilidade de uma depressão.

Uma alimentação saudável também é importantíssima para que nesse período a mulher não sofra tanto. Muitos estudos apontam soja como um grande aliado nesse processo. "O certo é que essas atitudes sejam tomadas desde cedo. Uma alimentação saudável aliada à prática de exercícios só traz benefícios para a saúde em geral", afirma o ginecologista.

Com relação à reposição hormonal, no caso das mulheres que fazem exercícios regularmente, ela pode ser menor e por menos tempo. Além da boa alimentação e da atividade física, também tem o fator genético. "A mulher também não pode abandonar um acompanhamento médico. Os exames são fundamentais para um tratamento eficiente", enfatiza Dr. Roberto.

Como saber se está na menopausa - A menopausa é a ausência da menstruação durante seis meses consecutivos. Se após esse período a mulher não menstruar mais, ela está na menopausa. O período que antecede a menopausa é chamado de climatéris, que é quando a menstruação fica irregular.

Muitas mulheres acham que só porque não menstruaram dois ou três meses seguidos, elas já estão na menopausa e param de se prevenir de uma gravidez. Cuidado! Durante essa fase pré-menopausa as mulheres ainda podem engravidar. E uma gravidez depois dos 40 anos é perigosa para a gestante e para o bebê.

veja também