Correr estimula o cérebro e ativa a memória

Correr estimula o cérebro e ativa a memória

Atualizado: Quarta-feira, 20 Janeiro de 2010 as 12

No title Que correr ajuda a manter a forma, todos sabem. Mas cientistas da universidade britânica de Cambridge apontam que esse exercício pode também beneficiar o cérebro, aumentando a atividade cerebral e ativando a memória.

De acordo com o estudo, desenvolvido em parceria com o US National Institute on Ageing, correr leva à produção de centenas de milhares de novas células em uma região do cérebro ligada à formação e ao colecionamento de memórias. Assim, correr melhora a habilidade do cérebro de evocar memórias sem confundí-las, tarefa crucial para o aprendizado e demais atividades cognitivas.

Para a pesquisa, os cientistas de Cambridge usaram dois grupos de ratos, sendo que somente um deles tinha acesso irrestrito a uma roda que permitia o exercício físico. Durante o estudo, dois quadrados eram exibidos em uma tela de computador. Se tocassem com o nariz o quadrado da esquerda, os ratos recebiam um doce. Se tocassem o da direita, não recebiam nada.

Depois dos treinamentos, as cobaias foram submetidas a testes de memória em que eram usados os mesmo quadrados com os quais já tinham tido contato. De acordo com os resultados, o grupo de ratos que corria na roda disponível pontuou duas vezes mais no teste de memória do que o outro grupo.

Os cientistas salientam que os dois quadrados eram muito parecidos e que, para distinguir um do outro, as novas células produzidas durante a corrida foram fundamentais. A descoberta, segundo especialistas, pode ajudar no tratamento da deterioração da habilidade mental que afeta muitos idosos.

veja também