Corrida e caminhada promovem doação de medula óssea no Rio

Corrida e caminhada promovem doação de medula óssea no Rio

Atualizado: Quinta-feira, 19 Novembro de 2009 as 12

As inscrições para a I Corrida e Caminhada "Com Você, Pela Vida - Doe Medula Óssea", já estão abertas. Promovido pela Fundação do Câncer, o evento será realizado no dia 13 de dezembro, no Rio de Janeiro.

O superintendente da Fundação do Câncer, Jorge Alexandre S. Cruz, explica que o objetivo central do evento é estimular a conscientização da importância da doação da medula óssea. "Acreditamos que é possível salvar vidas com pequenos gestos e ações. Ser doador de medula óssea é uma dessas. Por isso, trabalhamos para difundir informações, aumentando o engajamento das pessoas pela nossa causa que é a prevenção e o controle do câncer", afirma.

Estima-se que, atualmente, somente 25% dos pacientes encontram um doador na família, os outros 75% precisam recorrer ao Registro Nacional de doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), que hoje conta com 1 milhão e 200 mil cadastrados, número que ainda não é suficiente para atender a demanda. No Brasil, cerca de 1,2 mil pacientes estão em busca de um novo doador.

A taxa de inscrição é de R$ 40, até o dia 24 de novembro, e de R$ 50 a partir da data, sendo encerradas no dia 5 de dezembro. A renda obtida será revertida para projetos do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Os participantes do evento ganharão um Kit especial para o dia do evento, com camiseta e boné.

Aqueles que finalizarem o percurso, correndo ou caminhando, receberão medalha de participação. A expectativa é reunir cerca de dois mil participantes. No dia da corrida, um Hemorio (centro para coleta de medula óssea) estará no local com sua unidade móvel para fazer a captação de doadores.

Serviço:

I Corrida e Caminhada "Com Você, Pela Vida - Doe Medula Óssea"

Data:13/12 Horário: 8:30

Local: Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro

veja também